OS 30 SÃO OS NOVOS 40
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Jove (Jesuita Barbosa): Pantanal é considerada sucesso atual, mas ibope é baixo historicamente
Encontro, Mais Você, É de Casa, Domingão, Altas Horas e uma enxurrada de inserções em intervalos comerciais. Basta deixar a TV ligada durante alguns minutos na Globo para ter informações sobre Pantanal. Dominante na programação da emissora e considerada um fenômeno em 2022, a novela das nove resgatou parte do público perdido pelas fracassadas Um Lugar ao Sol e Império no último ano, mas ainda assim aparece entre os folhetins das nove de menor audiência na história.
Dados obtidos pelo Notícias da TV indicam que Pantanal está com 29 pontos de média no PNT (Painel Nacional de Televisão), que aponta os índices das 15 maiores regiões metropolitanas do país. Isso coloca a trama como a sexta pior de todos os tempos na faixa mais nobre da TV.
Ainda com três meses de duração pela frente, o remake de Bruno Luperi tem condições de virar o jogo para deixar o ingrato grupo das novelas das nove abaixo dos 30 pontos.
A situação atual, no entanto, coloca a obra adaptada de Benedito Ruy Barbosa atrás de tramas como Velho Chico (que terminou com 29,5 pontos em 2016) e A Regra do Jogo (com 29,8 de média em 2015/2016).
Há sete anos, ficar abaixo dos 30 pontos para uma produção da faixa era considerado um enorme fracasso. A TV ainda não tinha a concorrência tão acirrada do streaming, que passou a ter mais público do que Record, SBT e a TV paga durante a pandemia de Covid-19.
Ao considerar apenas produções inéditas da faixa, Pantanal só tem audiência melhor do que Um Lugar ao Sol (22 pontos de média), Babilônia (26,2 de média), O Sétimo Guardião (27,6 de média), A Lei do Amor (28,2 de média) e a primeira temporada de Amor de Mãe (28,7 de média).
Na Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país, Pantanal também está com os mesmos 29 pontos que registra no PNT. Já no Rio de Janeiro, a novela tem feito mais sucesso, com média de 31,3 pontos.
Com a mudança no consumo de entretenimento e parte dos espectadores assistindo a novelas por streaming, os 40 pontos que os folhetins atingiram no passado se tornaram quase impossíveis de serem alcançados.
A última trama que superou esse média geral no PNT foi o fenômeno Avenida Brasil, exibida em 2012 e que registrou 41,5 de ibope no mercado nacional, além de 66,5% dos televisores ligados (share).
Na nova era, em que superar 30 pontos se tornou sinônimo de ao menos bater a média esperada para o horário, o último grande sucesso foi A Dona do Pedaço, que chegou ao fim com 34,1 pontos em 2019 e era sintonizada por mais de 50% das TVs no país em sua faixa de exibição.
Desde a trama de Walcyr Carrasco, nenhuma outra conseguiu se manter com essa marca. A segunda temporada de Amor de Mãe, que teve 24 capítulos e chegou ao fim com média de 31,3 pontos e 47,0% de share, foi a que mais se aproximou --apesar de ter menos ibope, Pantanal também é sintonizada por 47% das TVs ligadas no país na faixa das 21h.
Além de ser assunto dominante nos programas da Globo, a história de Jove (Jesuita Barbosa) e Juma (Alanis Guillen) também virou um fenômeno digital, com memes nas redes sociais, figurinhas no WhatsApp e forte presença de audiência jovem. Segundo o jornal O Globo, 40% do público de 15 a 29 anos com a TV ligada no horário da novela sintoniza em Pantanal.
Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros
Ouça "#110 - Tenório descobre traição de Maria Bruaca em Pantanal!" no Spreaker.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10
Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.