Um mês no ar

Em baixa, Os Dias Eram Assim sofre ajustes, muda cara e troca de horário

Fotos Raphael Dias/TV Globo

Sophie Charlotte mudou visual para segunda fase da trama, que se passará em 1979 - Fotos Raphael Dias/TV Globo

Sophie Charlotte mudou visual para segunda fase da trama, que se passará em 1979

MÁRCIA PEREIRA - Publicado em 17/05/2017, às 05h19 - Atualizado às 13h12

Os Dias Eram Assim completa um mês no ar sob ajustes. Com 16 pontos de média até agora, o que a coloca juntamente com Saramandaia (2013) e O Rebu (2014) na lista das piores audiências das 23h, a trama entrará mais cedo nesta quinta (18). Será exibida após A Força do Querer e antes de Vade Retro. A troca de horário, por enquanto, só está confirmada para esta semana. A novela também está recebendo novas cenas e terá caras novas.

A medida é uma forma de minimizar o efeito que a comédia Vade Retro vem provocando na audiência da novela. Às segundas-feiras, quando vai ao ar mais cedo, após A Força do Querer, Os Dias Eram Assim tem boa audiência, 23,3 pontos. Às quintas, no mesmo horário, Vade Retro tem apenas 18,7 e derruba a novela das onze para a casa dos 12 pontos.

O folhetim também está ganhando maior contextualização histórica. Por causa das novas cenas, a primeira mudança de fase, inicialmente prevista para esta sexta (19), só irá ao ar no final da próxima semana.

Em três saltos de tempo, a história avançará nove anos, ganhará novos personagens e terá mudanças na caracterização e no figurino dos protagonistas.

No primeiro lapso temporal, o público verá Alice (Sophie Charlotte) casada com Vitor (Daniel de Oliveira), assistindo a uma partida da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1974. Ela estará em sua casa em Miami, nos Estados Unidos, com o filho Lucas ainda pequeno.

Ao mesmo tempo, Rimena (Maria Casadevall) aparecerá na maternidade dando à luz Valentim, seu filho com Renato (Renato Góes). Gustavo (Gabriel Leone) será preso lutando contra a repressão da Ditadura Militar (1964-1985).

Em um segundo avanço no calendário, os personagens comentarão a Copa do Mundo de 1978. Alice já terá, além de Lucas, uma menina chamada Gabriela. Renato e Rimena estarão vivendo na América Central após passarem pela França e África.

Cara nova
Em seguida, a novela estacionará em 1979 e mostrará passeatas pela anistia aos presos políticos e pela redemocratização do país. A lei da anistia será sancionada. Gustavo sairá da cadeia, e Renato virá com a família para o Brasil.

Ele desembarcará no Rio de Janeiro ao mesmo tempo em que Alice chegará para o enterro de seu pai, Arnaldo (Antonio Calloni). Nove capítulos estão programados para mostrar a vida de todos até a chegada da terceira e última fase da trama, a partir de 1983. Só então, em um comício pelas Diretas Já, Alice e Renato vão se reencontrar.

Julia Dalavia como Nanda na fase adulta; Felipe Simas será Caíque e confeccionará pranchas

Na segunda fase, Alice deixará o ar de jovem transgressora para irmã Nanda, que passará a ser interpretada por Julia Dalavia. Rebelde, Nanda surgirá em sua primeira cena, em 1979, fazendo uma tatuagem. Ela terá cenas de sexo com o namorado, o tatuador Ben (Guilherme Prates), e despertará o interesse do primo, Caíque (Felipe Simas).

Afastado do irmão, Arnaldo, Toni (Marcos Palmeira) terá aberto sua loja de artigos esportivos e enfrentará problemas no casamento com Monique (Letícia Spiller). Sufocada pela vida de dona de casa e mãe, a loira abandonará a família para fugir com o amante, Chico (José Loreto).

Caíque, que até então enfrentava a resistência do pai para investir na produção de pranchas de surfe, virará seu parcerio nos negócios e se revoltará com a mãe.

Amaral (Marco Ricca) será investigado por excessos de violência em sua delegacia. Ele vai extorquir Arnaldo, antes de o empresário morrer. Depois, virará amante de Cora (Susana Vieira).

Cátia (Bárbara Reis) se tornará jornalista, escreverá textos críticos para um jornal e deixará sua mãe apavorada com o risco de ser presa. Natália (Mariana Lima) será a personagem que mais retratará traumas de quem foi submetido à tortura. Ela viverá amedrontada e deprimida.

Monique (Letícia Spiller) fugirá com o amante, Chico (José Loreto), na segunda fase da trama

O vestuário dos personagens mudará bastante. Antes com cara de anos 1960, a novela agora terá figurino dos anos 1980. Alguns personagens vão ganhar fios grisalhos, como é o caso de Vitor.

Ajustes e desempenho
Apesar de as cenas incluídas desde a semana passada arrastarem o folhetim e adiarem a mudança de fase, elas corrigem falha apontada em grupo de discussão sobre o conteúdo histórico. A pesquisa apontou que o telespectador não sabe quase nada sobre a ditadura.

Com os ajustes, a Globo espera tornar a novela mais compreensível para mais gente e subir seu ibope. 

Na média até agora, a novela de Angela Chaves e Alessandra Poggi tem dois pontos a menos do que suas duas antecessoras. Liberdade, Liberdade registrou 18,2 no ano passado com o mesmo número de capítulos. Verdades Secretas (2015) teve 18,9. A novela, contudo, é líder absoluta na Grande São Paulo. Tem quase o dobro do SBT.

Tudo sobre esta novela

Últimas de Os Dias Eram Assim

Outras novelas

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

 

Notícias da TV Recomenda

The Walking Dead

The Walking Dead

Ficha técnica: Terror, EUA, 2010. Showrunner: Scott Gimple. Elenco: Andrew Lincoln, Norman Reedus, Melissa McBride, Lauren Cohan, Danai Gurira, Chandler Riggs, Jeffrey Dean Morgan. Disponível na Fox e no Now.

Sinopse: Baseada em uma história em quadrinhos, The Walking Dead conta a história de um grupo de sobreviventes, liderados pelo xerife Rick Grimes (Andrew Lincoln), após um apocalipse zumbi. Toda a população da Terra é infectada por um vírus misterioso que transforma os mortos em zumbis. 

Por que assistir: The Walking Dead é mais do que uma simples matança de zumbis (apesar de haver desconcertantes massacres). O drama expõe como o ser humano age na escassez e no caos e precisa da ajuda do outro para sobreviver. E não há espaço para gente frouxa nesse mundo, todos têm de pegar em armas, da dona de casa ao padre. Tudo para derrotar vilões ao longo da jornada.

Assista agora no NOW

+ Lidas

Bloco de Notas

Mulheres em foco

Claudia Winkleman (à esq.) e Tess Daly, apresentadoras da BBC: salário menor - Reprodução/BBC A BBC, principal rede de TV do Reino Unido, anunciou um novo plano de carreira que melhorará a vida das funcionárias da empresa. Diretora da versão escocesa da emissora, Donalda MacKinnon será a responsável pelo ... Leia +

Leia todas as notas

Enquete

Com quem Maria Vitória deve ficar em Tempo de Amar?

Redes sociais

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook