Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ABSURDO

Além da Ilusão: Olívia manda Tenório para a cadeia ao desafiar ditadura de Vargas

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Olívia (Debora Ozório) está séria ao lado de Tenório (Jayme Matarazzo), que está de boina e cabeça abaixada em cena de Além da Ilusão

Olívia (Debora Ozório) sofrerá com prisão de Tenório (Jayme Matarazzo) na novela das seis

LUANA BENEDITO

luanab@noticiasdatv.com

Publicado em 16/7/2022 - 18h23

Uma ideia de Olívia (Debora Ozório) custará a liberdade de Tenório (Jayme Matarazzo) em Além da Ilusão. A jovem incentivará o ex-padre a colar cartazes nas ruas de Campos de Goytacazes (RJ) para denunciar a ditadura de Getúlio Vargas (1882-1954). Porém, ele será enquadrado na lei de segurança nacional e acabará preso por confrontar o governo na novela das seis da Globo.

Tudo começará quando ex-sacerdote descobrir que Mércia (Vitória Fallavena) e Natan (Luan Borges) foram presos. A partir do capítulo da próxima quinta-feira (21), o rapaz tentará publicar um artigo no jornal para pedir a liberdade da prima e do marido dela. A imprensa, no entanto, vai se recusar a divulgar o texto por medo de represálias. Arrasado, ele procurará a namorada na tecelagem.

"Atrapalho?", questionará o mocinho. "Imagina, meu amor, já estava de saída! Aconteceu alguma coisa? Não me diga que é outra má notícia", perguntará a namorada ao notar a feição do agora operário. "O ABC de Campos se recusou a imprimir meu artigo. Disseram que é muito subversivo. Não querem se comprometer com o governo", responderá Tenório, muito chateado. 

A filha de Heloísa (Paloma Duarte) se revoltará com o boicote. "Mas que covardes... Coisa que não somos! Já sei o que fazer! Vamos tirar cópias do seu artigo no mimeógrafo da fábrica e colar pelos muros da cidade! Chega de injustiça", decidirá a diretora da tecelagem.

Em seguida, aparecerá um clipe do casal colando a denúncia pelos muros da cidade e será possível ouvir a mensagem contra o anticomunismo do Estado Novo (1937-1945): 

Dizem as sagradas escrituras que para tudo há um tempo determinado por Deus. Há tempo de nascer e de morrer, de plantar e de colher, de rir e de chorar, de juntar pedras e de espalhá-las, de ganhar e de perder. Há tempo de guerra e tempo de paz. Enquanto na Itália nossos bravos combatentes lutam contra o nazifascismo, aqui no Brasil vivemos uma ditadura. Não há contradição maior, caros amigos, e é por isso que vos digo: é tempo de lutarmos pela liberdade e pela democracia aqui também. É tempo de podermos defender nossas ideias sem sermos perseguidos, é tempo de eleições livres, tempo de libertarem os presos políticos. É tempo de anistia! O Estado Novo já ficou velho. Nosso país está doente. É tempo de cura!

Tenório recebe voz de prisão

Os cartazes espalhados pela cidade gerarão um alvoroço, que atrairá a atenção do delegado Salvador (Jorge Lucas), que dará voz de prisão ao bom moço. "Tenório Marques? Está preso por difusão de material impresso subversivo.  Podem algemar", ordenará a autoridade policial. 

Olívia até tentará enfrentar Salvador, mas o crime cometido pelo amado será considerado inafiançável pela lei da época. Sem saída, o personagem de Jayme Matarazzo apelará para Lisiê (Angela Vieira), e no primeiro contato de mãe e filho ficará evidente para o público que a relação dos dois é difícil  

A novela protagonizada por Larissa Manoela será substituída em 22 de agosto por Mar do Sertão, escrita por Mario Teixeira. Confira os resumos da novela das seis da Globo que o Notícias da TV publica diariamente.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Além da Ilusão.


Resumos Semanais

Além da Ilusão: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 19 a 20/8

Sexta, 19/8 (Capítulo 167)
Matias conseguirá se safar do manicômio judiciário --mas enfrentará um destino terrível de miséria e fome. Ele vai até revirar lixo para comer. Já Úrsula comerá a pipoca que o diabo amassou. Ela morrerá engasgada após ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.