Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

França 3 x 0 Honduras

Gol validado por tecnologia gera controvérsia nas transmissões

Divulgação/Fifa

O goleiro Valladares, de Honduras, tenta salvar gol de Benzema, da França; chip confirma que bola entrou - Divulgação/Fifa

O goleiro Valladares, de Honduras, tenta salvar gol de Benzema, da França; chip confirma que bola entrou

THELL DE CASTRO

Publicado em 15/6/2014 - 19h00

A vitória da França sobre Honduras neste domingo (15), no Beira Rio, em Porto Alegre (RS), pela Copa do Mundo, mostrou dois momentos históricos nas transmissões: os hinos das duas seleções não foram executados antes do início do jogo e, pela primeira vez, o uso da tecnologia ajudou a tirar uma dúvida sobre um lance da partida.

Ao entrar em campo, os jogadores ficaram perfilados, como sempre acontece, mas os hinos não foram executados. Até o final do jogo, a explicação oficial dos organizadores sobre o problema técnica não havia sido dada. A torcida francesa chiou bastante e cantou a Marselhesa mesmo assim. Na Globo, Rogério Corrêa citou o fato, mas logo mudou de assunto. Na ESPN Brasil, Paulo Soares reclamou bastante.

O Brasil já passou por situação semelhante, na Copa de 1986, no México. Na estreia, contra a Espanha, os organizadores tocaram o Hino à Bandeira ao invés do Hino Nacional. Os jogadores não concordaram e voltaram para o aquecimento. O narrador Silvio Luiz, no Twitter, lembrou do ocorrido.

Chip na bola

Já no início do segundo tempo do jogo em Porto Alegre, no segundo gol da França, ficou a dúvida se a bola entrou ou não. Pela primeira vez na história do futebol houve a utilização efetiva do novo sistema da Fifa, com um chip na bola que avisa se ela ultrapassou a linha do gol.

Mesmo assim, o uso da tecnologia e o próprio lance geraram controvérsias. O Sportv mostrou o replay várias vezes, inclusive utilizando uma lente de aumento, que já é mostrada nos jogos locais. Na ESPN Brasil, discussões se o uso do chip é benéfico ao futebol. No Twitter, o sempre polêmico Milton Neves definiu o sistema como “chip amigo”, em alusão ao termo “apito amigo”, que ele mesmo disseminou.

Transmissões

Novamente a transmissão do Fox Sports 2 chamou a atenção dos internautas nas redes sociais. Os convidados especiais foram os humoristas Marco Antônio Alves e Fausto Fanti, da dupla Hermes e Renato.

Na Band, Oliveira Andrade trocou os nomes de alguns jogadores. “Onde eu falei Palacios, leia Bernardes”, disse, no início do primeiro tempo.

Audiência

Segundo dados preliminares da Grande São Paulo, a partida rendeu 17,4 pontos à Globo e 5,5 à Band. O SBT ficou em segundo lugar, com 7,7 pontos. A Record, em terceiro, cravou 7,0.

Equipes de transmissão

Globo: Rogério Corrêa (narração), Juninho Pernambucano (comentários), Leonardo Gaciba (comentários de arbitragem).

Band: Oliveira Andrade (narração), Denílson (comentários).

Sportv: Eduardo Moreno (narração), Wagner Villaron e William Machado (comentários).

ESPN Brasil: Paulo Soares (narração), Gian Oddi (comentários).

Fox Sports: Gustavo Villani (narração), Eugênio Leal (comentários).

Fox Sports 2: Cadu Cortez (narração), Ana Paula Oliveira, Hermes e Renato (comentários).

BandSports: Ivan Bruno (narração), Velloso (comentários).

LEIA TAMBÉM:

'Mascarado' e com 'sotaque', Roberto Carlos é alvo de críticas

Em jogo fraco e sem Caio Ribeiro, Cleber Machado faz menos piadas

Jogo em Manaus tem calor, falhas de áudio e comentarista cego

Na Band, Datena ataca de vidente, mas perde marcação de pênalti

Alex Escobar faz leitura labial em inglês e é detonado na Copa

Rumor sobre afastamento de autor gera desconfiança; novela muda


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.