Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HOMENAGEM

Em campanha por doação, mulher de Faustão fala da morte de MC Marcinho

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Fausto Silva e Luciana Cardoso em foto no Instagram

Fausto Silva e Luciana Cardoso em foto no Instagram; mulher do apresentador homenageou Marcinho

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 27/8/2023 - 11h26

Luciana Cardoso, mulher de Fausto Silva, usou seu Instagram para prestar solidariedade à família de MC Marcinho (1977-2023), morto neste sábado (26), por causa de falência múltipla de órgãos. Assim como Faustão, o funkeiro também chegou a estar na fila por um transplante de coração, mas foi retirado na última semana após apresentar piora em seu estado de saúde.

Ela postou no Stories da rede social uma foto em que Marcinho aparece sendo entrevistado pelo comunicador, e acrescentou a legenda: "Nosso carinho aos familiares do MC Marcinho".

Recentemente, Luciana iniciou uma campanha para estimular a doação de órgãos no Brasil. Para isso, criou a página Faustão do Meu Coração, com histórias de pessoas que foram beneficiadas. O Instagram chegou a bloquear a página na quarta (23), mas o problema foi resolvido na quinta (24).

--> Leia também: Após caso de Faustão, doação de órgãos aumenta no Brasil

Faustão espera transplante

Faustão está internado desde 5 de agosto com insuficiência cardíaca e já foi colocado na fila de espera por um coração administrada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo dados do Hospital do Coração (HCor), Faustão é uma das 380 pessoas que aguardam por um coração. Pode demorar até 18 meses para que o ícone da televisão receba o órgão. O cardiologista Marcos Tenuta Jr. explicou ao Notícias da TV que o tempo de espera varia com a situação de cada paciente. Existe uma escala de priorização para casos urgentes.

Pessoas que estão internadas em estado grave e são dependentes de medicação endovenosa para manter o funcionamento do coração são um exemplo dessa priorização. O quadro de insuficiência cardíaca de Faustão é considerado grave, porém estável. Enquanto espera pelo órgão, ele está passando por uma diálise.

Para facilitar a comunicação entre doador e receptor existe o Cadastro Nacional de Transplante, que é feito por meio do portal Sistema Nacional de Transplantes (SNT), pela internet. A plataforma do governo reúne nomes de quem está na lista de espera por uma doação de órgão. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 65 mil brasileiros esperam atualmente por transplantes.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.