Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Dulce Maristany

Vovó carrancuda de Amor & Sexo só faz selfie de cara feia e atrai gays

Reprodução/Instagram

A atriz Dulce Maristany tenta se afastar de fã que a encontrou na entrada do Projac - Reprodução/Instagram

A atriz Dulce Maristany tenta se afastar de fã que a encontrou na entrada do Projac

GABRIEL PERLINE

Publicado em 18/3/2016 - 5h37

Dulce Maristany, a Dona Dulce de Amor & Sexo, evita sair da personagem carrancuda até mesmo quando circula pelas ruas do Méier, bairro da zona norte do Rio de Janeiro onde mora há 54 anos. Apesar da cara fechada, a atriz de 71 anos é bastante assediada, sobretudo pelos gays. "Eles são os meus grandes fãs. Gostam muito do meu trabalho, são muito gentis e me tratam com muito respeito", diz.

Extremamente séria e mal-humorada, a personagem surgiu na temporada de 2014 do programa comandado por Fernanda Lima na Globo. A princípio, seria uma única participação, mas a repercussão de seus atritos com Otaviano Costa foram além do esperado e ela passou a ser frequentar a bancada de comentaristas de Amor & Sexo. Até então, a atriz só fazia figurações na TV. Depois, passou a receber convites para pequenas participações em novelas, como A Regra do Jogo e Eta Mundo Bom!.

"A produção me pediu para fazer uma personagem séria, que não desse risada de nada. Encarnei a personagem. Você pode fazer qualquer coisa na minha frente que eu não vou rir. Eu me controlo ao máximo, porque se eu der risada eu perco o meu emprego", confessa.

Embora não tenha contrato com a Globo, Dulce prefere se manter como sua personagem no dia a dia. Seu maior receio é ser fotografada aos risos e perder a boquinha em Amor & Sexo. "Não sou carrancuda, sou atriz há mais de 30 anos e sempre fiz comédia no teatro. Mas quando pedem para tirar selfie, eu sempre aviso que não posso dar risada", explica.

O sucesso de Dona Dulce, segundo sua intérprete, se deve ao fato de ela ser uma personagem incomum na televisão. "O povo está cansado de ver menina novinha, cocotinha e siliconada. Aí botaram uma velha diferente, gordinha e maluquinha e todo mundo gostou", avalia. Ela diz não receber qualquer script da produção durante suas participações. "É tudo na base do improviso, não tem roteiro. E eu adoro improvisar."

Reprodução/globo

Dona Dulce entrou fantasiada no palco do Amor & Sexo para assustar Otaviano Costa

Bronca de Otaviano Costa

Os atritos com Otaviano Costa justificaram a permanência de Dona Dulce no elenco de Amor & Sexo. Embora o desconforto seja pura ficção, o primeiro encontro entre eles passou longe de ser amigável, e a atriz ficou muito brava com o apresentador, que se excedeu em suas brincadeiras.

"Ele me atirou um monte de tortas e isso não estava combinado. Fiquei com muita raiva e xinguei ele. Falei palavrão, foi a única vez que fiz isso, me irritei demais porque eu estava usando a minha própria roupa. Como que eu ia fazer para ir embora suja daquele jeito? Mas a produção lavou a minha roupa e me deu outra para eu voltar para casa", lembrou.

Novelas

O sucesso de sua personagem em Amor & Sexo levou Dulce a fazer uma ponta em A Regra do Jogo, na qual interpretou uma das alunas de Vavá (Marcello Novaes). Recentemente, gravou participações em Eta Mundo Bom! e no humorístico Tá no Ar.

"Já fiz muitas novelas, mas não lembro qual foi a primeira. Sempre foram pequenas participações. Tinham vezes que eu entrava muda e saía calada. Mas está ótimo. Eu adoro trabalhar", diz. "Tem vezes que passo meses sem trabalhar. Mas eu não fico pedindo emprego, porque acho isso chato. Quando eles me chamam, eu vou. Não recuso nada."


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.