FÁTIMA SAMPAIO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Fátima Sampaio em entrevista ao Encontro; viúva falou sobre últimos desejos de Cid Moreira
Viúva de Cid Moreira (1927-2024), Fátima Sampaio revelou em breve entrevista ao Encontro os últimos desejos do jornalista. Além de pedir para ser enterrado junto à primeira mulher em Taubaté (SP), ele também solicitou que parte de suas gravações da Bíblia sejam doadas a uma instituição de caridade --e ainda assinou um contrato para que a sua narração do livro sagrado seja traduzida em diversas línguas com a ajuda de inteligência artificial.
Diretamente do funeral do ex-âncora do Jornal Nacional, Fátima declarou quais são os futuros passos após a morte de Moreira. "Eu tô anestesiada, num estado esquisito. Vou voltar para essa dimensão só daqui uns dias", afirmou.
"Daqui eu vou para Taubaté, ficar com meus irmãos, organizar minha cabeça para rever minha vida aqui, porque não estava no projeto isso. Eu tinha combinado com ele pelo menos a festa de 100 anos, e ele não cumpriu a parte dele", lamentou ela, com os olhos marejados.
A jornalista e escritora pediu permissão para poder falar sobre os últimos desejos do marido, e Patrícia Poeta concedeu prontamente. "Ele queria ir para Taubaté, ficar junto com a filha, o neto, a primeira esposa. Ele queria também ficar na cidade natal que ele ama tanto. Os dois lugares que ele mais amou: Petrópolis (RJ) e Taubaté (SP)", contou.
"E duas coisas muito legais, que são para serem tratadas um pouquinho mais tarde dos desejos dele: uma é que a parte da Bíblia que ele tem em sociedade, ele vai doar para uma instituição chamada ADRA [Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais], que cuida de crianças abandonadas, crianças que têm problemas familiares graves –essa instituição faz parte dos adventistas do Brasil", revelou.
"É uma forma de devolver para eles o carinho, porque o Cid conseguiu gravar a Bíblia completa, sem apoio comercial nenhum, mas com apoio desse pessoal maravilhoso. A organização é linda, então é legal que a gente possa estar devolvendo isso para eles", celebrou.
O último desejo do apresentador envolveu novas tecnologias e recursos que permitirão que a Bíblia gravada por ele chegue também a outros países e culturas.
"O Cid também fechou, antes de a gente chegar a esse ponto que chegamos, há uns meses atrás, um contrato com uma instituição americana de Inteligência Artificial, que vai permitir que as passagens bíblicas, os trabalhos bíblicos que não pertencerem à ADRA, se tornem em todas as línguas", afirmou.
"O Cid vai ser eternizado não só em português, mas em todas as línguas, com aquela voz linda dele, preciosa", se emocionou a viúva.
Para fechar, ela ressaltou que Cid Moreira era um grande devoto de São Francisco, e fazer seu velório no dia do santo é bastante simbólico. "Uma coisa importante hoje: ele amava São Francisco, a oração de São Francisco, se você achar aí para terminar o seu programa seria uma honra. Hoje é dia de São Francisco, e ele tá aqui, ele tá aqui, indo para outro plano. Eu não sei mais o que dizer, só agradecer pelo carinho", finalizou.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.