ANÁLISE
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Miguel Falabella na abertura do Vídeo Show Especial, exibido nesta quinta (24) na Globo
Os fãs do Vídeo Show (1983-2019) precisaram esperar mais de seis anos, mas o programa sobre os bastidores da TV Globo finalmente ganhou um desfecho à altura de sua importância na noite desta quinta-feira (24), como parte das celebrações dos 60 anos da emissora --cujo aniversário acontece, de fato, neste sábado (26).
Foi uma maneira de corrigir tardiamente o fim preguiçoso e apressado que enterrou o Vídeo Show em 2019, quando a atração foi varrida para debaixo do tapete quase que na surdina, como nota de rodapé em um comunicado sobre uma mudança de horário da Sessão da Tarde e uma faixa de reprises de A Grande Família (2001-2014).
Na época, o programa --apresentado por Joaquim Lopes e Sophia Abrahão-- tinha virado freguês do quadro A Hora da Venenosa, do Balanço Geral, e a Globo precisou modificar boa parte de sua grade vespertina para conseguir recuperar a liderança e devolver a Record para o segundo lugar. Assim, seu cancelamento veio quase que como uma vergonha para a emissora, sem a fanfarra que um programa com tal legado mereceria.
Seis anos depois, a Globo finalmente desfez tamanha injustiça. Ao promover reencontros de Miguel Falabella e Cissa Guimarães, de Angélica e Andre Marques e do trio Otaviano Costa, Monica Iozzi e Joaquim Lopes, que apresentaram o programa em momentos distintos da história, o especial se conectou com diferentes gerações de públicos.
Mais do que isso, ele assumiu a sua função maior, que é desnudar os bastidores da Globo, com muito bom humor. Paulo Vieira cumpriu bem a missão ao escancarar o que acontece nos Estúdios Globo --da fábrica de efeitos especiais à confeitaria dos sonhos, onde são produzidas as comidas cenográficas que ornam mesas de café da manhã e padarias das novelas.
O humorista passou pelo acervo de figurinos da emissora, mostrando peças tão díspares quando o uniforme de empregada de Nina (Débora Falabella), em Avenida Brasil (2012); o rabo de sereia da Ritinha, de A Força do Querer (2017); e a roupa de shows das Empreguetes, de Cheias de Charme (2012).
Vieira ainda revelou personagens curiosos, como o motorista do famoso carrinho dos Estúdios Globo que já fez pontas em várias novelas, o figurinista que também costura os casacões da Academia Brasileira de Letras, e o condutor do bondinho de Garota do Momento, que nunca teve falas na novela mas finalmente ganhou voz no Vídeo Show.
O programa ainda mostrou os bastidores de algo que ainda nem foi ao ar: o encontro das grandes vilãs das novelas, que será exibido na segunda-feira (28), durante o Show 60 Anos. Foi uma reportagem com cara de Vídeo Show, com direito a um "Fora Vídeo Show" gritado por Dennis Carvalho --tal qual o diretor fazia todas as vezes em que o programa visitava um de seus projetos.
Um dos quadros mais clássicos do programa, o Falha Nossa ganhou duas versões: na primeira, Ed Gama narrou os tropeços (às vezes literais) do elenco da Globo como se fossem Videocassetadas do Faustão. Na segunda, Marcos Mion fez uma nova versão do Isso a Globo Mostra para provar que até Fernanda Montenegro pode errar --e muito!
A homenagem que seis humoristas atuais fizeram a personagens icônicos da comédia também emocionou --embora tenha se estendido um pouco além do que era necessário, assim como a reportagem sobre como jornalistas também se emocionam quando precisam noticiar fatos tristes. Apesar de aproximar essas figuras do público, deu um tom mais sombrio para a festa da noite.
reprodução/tv globo
Falabella com apresentadores e repórteres do Vídeo Show
Por fim, Falabella chamou outros nomes que fizeram história no Vídeo Show para um namastê coletivo. Impossível não se comover com a reunião de Marcelo Tas, Paulo Betti, Renata Ceribelli, Renata Simões, Bruno De Luca, Geovanna Tominaga, Pathy Dejesus, Maíra Charken, Aline Prado, Vivian Amorim, Fernanda Keulla, Rafael Cortez e Sophia Abrahão.
Apesar da ausência de nomes importantes para o programa, como Ana Furtado, Tássia Camargo, Marcio Garcia, Zeca Camargo, Luigi Baricelli, Marcela Monteiro, Chris Couto e Rafa Brites, o especial cumpriu sua missão e deu o pontapé que a Globo precisava para celebrar seus 60 anos. Que venham os próximos programas!
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Andre Marques
Angélica
Cissa Guimarães
Ed Gama
Globo
Joaquim Lopes
Marcos Mion
Miguel Falabella
Monica Iozzi
Otaviano Costa
Paulo Vieira
Vídeo Show
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.