Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

40 ANOS DE CASA

Vencedor de dois Emmys, Mauro Mendonça Filho deixa a Globo após flop de Travessia

DIVULGAÇÃO/TV GLOBO

De jaqueta preta, Gloria Perez segura uma claquete ao lado de Mauro Mendonça Filho, que usa chapéu e blusa vermelha

Mauro Mendonça Filho e Gloria Perez: diretor foi o responsável por Travessia, novela da autora

CARLA BITTENCOURT, colunista

carla@noticiasdatv.com

Publicado em 14/2/2024 - 18h53

O diretor Mauro Mendonça Filho deixou a Globo após 40 anos como contratado da emissora. Ele comandou duas obras vencedoras do Emmy Internacional --O Astro (2011) e Verdades Secretas (2015)--, mas não teve o seu contrato de exclusividade renovado após o fiasco de Travessia (2022).

A notícia foi publicada em primeira mão pela Folha de S.Paulo e confirmada pelo Notícias da TV com fontes da emissora. O vínculo do diretor acabou no fim do ano e não foi renovado.

Procurada, a Globo também confirmou a saída do profissional. Antes de dirigir a novela de Gloria Perez, o profissional era o queridinho de Walcyr Carrasco. Além da trama com alta carga sexual que lhe rendeu o Emmy, a parceria de Mendonça Filho com o autor produziu O Outro Lado do Paraíso (2017), Amor à Vida (2013) e Gabriela (2012).

O filho de Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho, aliás, esteve à frente dos trabalhos da versão original de Renascer, em 1993. Na época, ele trabalhou com o diretor de núcleo Luiz Fernando Carvalho.

Mendonça Filho é mais um nome de peso da emissora a deixar a Globo, que adotou uma estratégia de abrir mão dos longos contratos de exclusividade. Muitos atores, autores e apresentadores tiveram seus vínculos trabalhistas modificados nos últimos anos.

Agora, os profissionais assinam acordos válidos por obra --ou seja, apenas enquanto a novela ou série estiver sendo produzida. Em contraponto, eles ficam livres para negociarem com outras plataformas.

A exemplo de Rogério Gomes, o Papinha, Maurinho (como ele é chamado nos bastidores) pode voltar a realizar novos trabalhos na própria Globo em breve.

Papinha deixou a emissora logo após entregar os primeiros capítulos de Pantanal (2022). Foi uma saída conturbada, por causa de suas divergências com Ricardo Waddington, então diretor de Entretenimento da Globo. Meses depois, ele retornou à casa para dirigir Guerreiros do Sol, do Globoplay.

Com o fim da parceria fixa, Mauro Mendonça Filho terá liberdade para trabalhar em produções de outras empresas no mercado e conciliar a função com a Globo --caso feche contrato para um trabalho específico.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.