Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

APURAÇÃO NOS EUA

Trump x Biden: Onde acompanhar o resultado das eleições ao vivo na TV

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem de fotos com os candidatos Donald Trump e Joe Biden, que disputam eleições nos Estados Unidos

O republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden disputam as eleições presidenciais dos EUA

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 3/11/2020 - 18h46

O resultado das eleições para presidente dos Estados Unidos começam a ser apurados na noite desta terça-feira (3) e não tem hora para acabar. Por conta disso, os quatro principais canais de notícias brasileiros, GloboNews, CNN Brasil, BandNews e Record News, prepararam uma cobertura durante toda a madrugada para mostrar quem sairá vitorioso da disputa entre Donald Trump e Joe Biden.

A partir das 21h (horário de Brasília), os primeiros Estados norte-americanos começam a fechar as urnas, e pesquisas de boca de urna são divulgadas. O último Estado a encerrar a votação será o Alaska, que receberá eleitores até às 3h da madrugada de quarta-feira (4), pelo fuso brasileiro.

Na GloboNews, o Jornal das Dez começa excepcionalmente uma hora mais cedo, com Heraldo Pereira ao lado dos comentaristas Marcelo Lins e Demétrio Magnoli no estúdio. Os repórteres Sandra Coutinho e Jorge Pontual participam de Nova York, e Luis Fernando Silva Pinto, de Washington.

Na Redação da Globo nos EUA, o comentarista Guga Chacra e o repórter Tiago Eltz analisam os resultados parciais e os gráficos da apuração de votos em tempo real. Com repórteres espalhados pelo país, a cobertura e os programas ao vivo se estendem durante toda a madrugada, até o início do Em Ponto (às 6h), na manhã de quarta (4).

A CNN Brasil se utilizará da estrutura e de dados da matriz norte-americana para trazer todas as informações da apuração. Ao longo do dia, os telejornais ficaram empenhados em trazer análises da disputa Trump x Biden. Às 22h30, o programa América Decide tratará exclusivamente do resultado das eleições.

O noticioso será transmitido até 2h30 da madrugada, mas a programação da CNN Brasil também seguirá ao vivo com o Agora CNN, que fica no ar até 6h, quando começa o CNN Novo Dia.

O BandNews TV começa a cobertura a partir das 22h, com a apuração, prévias e pesquisas feitas em parceria com o The New York Times. De acordo com o canal do Grupo Band, a cobertura vai invadir a madrugada, sem hora para acabar.

A apresentação especial será realizada por Eduardo Castro, editor de internacional, com as participações do jornalista Marcello D'Angelo e do embaixador Sérgio Amaral. Além da bancada nos estúdios em São Paulo, os correspondentes Eduardo Barão e Eleonora Paschoal vão entrar ao vivo dos Estados Unidos com as últimas notícias.

A Record News terá uma cobertura especial com JR News, comandado por Heródoto Barbeiro. O telejornal contará com debates e articulistas tratando sobre as eleições norte-americanas. O canal ainda terá edições extras do Mundo Record News - Especial, com Rafael Algarte, com flashes ao vivo e cobertura da apuração em tempo real.

Apesar de toda a estrutura montada pelos canais de notícias, a chance de o resultado sair ainda na madrugada ou até mesmo na quarta-feira é pequena, considerando que houve um número grande de votos por cartas, por conta da pandemia de Covid-19, e também pela chance de pedidos de recontagem.

Nas eleições para presidente dos Estados Unidos em 2000, a votação aconteceu em 7 de novembro, mas o republicano George W. Bush só foi declarado oficialmente vitorioso contra o democrata Al Gore em 12 de dezembro, após uma disputa judicial pelo resultado na Flórida, Estado que também pode ser decisivo no duelo Trump x Biden.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.