Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PIADA SEM GRAÇA

TNT pede desculpas após vídeo em que embranquece jogador: 'Endrick perfeito’

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Montagem com duas fotos de Endrick; na primeira, ele conserva seus traços. Na segunda, ele teve o formato de rosto alterado e os lábios e nariz afinados

Antes e depois de Endrick em edição publicada pelo TNT Sports; postagem foi tachada de racista

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 17/2/2024 - 9h33

Acusada de racismo, a TNT reconheceu que eliminar os traços físicos negroides do jogador Endrick, do Palmeiras, foi uma atitude "infeliz" e "lamentável". A emissora foi duramente criticada após compartilhar um vídeo em que mostra o passo a passo da edição do rosto do futebolista, que teve os lábios diminuídos, o nariz afinado e até o formato do maxilar alterado. A publicação ainda determinava que a versão "modificada" do jogador se tratava do "Endrick perfeito".

Internautas acusaram a publicação de racista por insinuar que traços europeus, como olhos azuis, nariz fino e arrebitado e lábios mais finos, são "superiores" aos negroides --que englobam, além do tom de pele, lábios grandes e carnudos, cabelos pretos e ondulados/crespos, sobrancelha grossa e nariz com dorso largo, dentre outros.

Após a repercussão, o canal optou por excluir a postagem original e compartilhar uma nota pedindo desculpas. "A TNT Sports reconhece que a publicação compartilhada em suas redes sociais, com edição do rosto do atleta Endrick, foi infeliz e lamentável. A TNT Sports errou ao não considerar os aspectos raciais envolvidos na edição e, por este motivo, a publicação foi prontamente deletada", começou o texto.

"A Warner Bros. Discovery [empresa que gerencia o canal TNT e produz o bloco de programação esportiva] procura refletir as audiências de todo o mundo através de conteúdos que inspiram, informam e entretém. Estamos comprometidos com nossos esforços em promover a diversidade, equidade e inclusão", reiterou a nota. O jogador não se pronunciou sobre o caso.

O vídeo em questão foi publicado às vésperas do jogo entre Palmeiras e São Bernardo, pelo Campeonato Paulista, nesta quinta (15). Os direitos da transmissão pertenciam justamente a Warner Bros., que dividiu a exibição entre o canal de TV fechada TNT e a HBO Max, serviço de streaming da empresa. As redes sociais do bloco costumeiramente fazem edições e "piadas" antes e depois da exibição dos jogos. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.