Novas medições
Reprodução/TV Globo
Ana Beatriz Nogueira em cena de Em Família disponível na área de vídeos do portal da Globo
DANIEL CASTRO
Publicado em 15/5/2014 - 13h15
Atualizado em 15/5/2014 - 18h19
O Ibope começa ainda neste ano a produzir relatórios de medição de audiência de TV em DVRs (gravadores digitais de TV por assinatura) e telefones celulares. Até meados de 2015, o instituto completa o ciclo de expansão com a medição do consumo de programas de TV em computadores, laptops e tablets.
Atualmente, o Ibope mede apenas audiência de televisão em domicílios. Segundo Dora Câmara, diretora do Ibope Media, os primeiros relatórios de consumo de TV em DVRs saem até julho. No segundo semestre, o Ibope entrega as primeiras medições em celelares. Por fim, no primeiro semestre de 2015, serão conhecidos, por exemplo, quantos telespectadores já assistem a novelas e programas de TV no computador, acessando a sites de emissoras como a Globo ou a canais oficiais das redes em plataformas online de vídeo.
A medição será feita por uma tecnologia que identifica o conteúdo pelo áudio, não importa em qual equipamento seja o consumo.
As novas medições não deverão ter grande impacto nos números de audiência. Segundo o Ibope, apenas 6% dos telespectadores assistem. A grande maioria (93%) ainda prefere ver TV no televisor. Também de acordo com o Ibope, apenas 4% dos telespectadores têm DVRs.
O Ibope está expandindo as suas amostras. A de TV aberta vai chegar a 1.300 domicílios na Grande São Paulo até o final do ano. Em dezembro, eram 800. A de TV aberta vai crescer de nove regiões metropolitanas para 15, igualando a cobertura de TV aberta.
LEIA TAMBÉM:
Globo abre armário, e personagens gays invadem novelas
Em Segunda Dama, Heloísa Périssé apimenta clichê com sexo
Em Família: Autor pede 'luta do século' entre Virgílio e Laerte
Telespectador sente medo, nojo e raiva de celebridade em anúncio
Tatá Werneck será favelada que fala inglês em novela das sete
Globo detecta reprovação ao casal protagonista de Em Família
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.