Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NO FALA BRASIL

Shopping desmente Record após fake news sobre explosão com feridos

REPRODUÇÃO/RECORD

Sergio veste terno cinza, camiseta branca e gravata azul, ele olha para a câmera e está na frente de um fundo amarelo escrito "Fala Brasil"

Sergio Aguiar é apresentador do Fala Brasil, telejornal exibido na tela da Record

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 19/10/2021 - 20h54

Nesta terça-feira (19), durante a edição do Fala Brasil, na Record, os apresentadores Mariana Godoy e Sergio Aguiar informaram sobre uma explosão em um shopping localizado em Barueri, região metropolitana de São Paulo. Os comandantes do telejornal afirmaram que sete pessoas haviam ficado feridas, no entanto, tudo não passou de uma simulação.

Procurada pelo Notícias da TV, a administração do Shopping Tamboré explicou que, diferentemente do que tinha sido informado ao público da emissora, nenhum gerador de energia havia explodido. Os funcionários estavam apenas sendo submetidos a um treinamento de incêndio. 

"O Shopping Tamboré informa que hoje, dia 19, houve um simulado interno de incêndio, acompanhado pelo Corpo de Bombeiros. Contamos com fumaça, o alarme foi acionado, pessoas estavam maquiadas como se fossem vítimas e foi feita a contenção do foco do incêndio simulado por nossos brigadistas. Tudo para garantir o máximo de realidade e treinar o socorro em situações de emergência", informou a assessoria. 

Em outro trecho, a comunicação do shopping ainda destacou que o jornalismo da Record não havia feito a checagem do possível acidente antes de exibir a reportagem para os telespectadores:

Quanto ao que foi erroneamente veiculado pelo Fala Brasil, na Record, não fomos procurados em nenhum momento pela emissora para que fosse apurado o ocorrido. Tão logo a matéria foi exibida, ao vivo, entramos em contato imediatamente para esclarecer os fatos.

Procurada pela reportagem, a Record não se pronunciou a respeito da gafe. No entanto, ainda durante a edição do Fala Brasil, Sergio Aguiar admitiu o erro: "Uma correção sobre o episódio em um shopping da Grande São Paulo. As imagens que nós vimos na verdade não são de uma explosão. O shopping está fazendo neste momento uma prevenção de incêndio com treinamento de funcionários", disse o âncora. Apesar disso, nenhum pedido de desculpa foi feito ao público.

Assista ao vídeo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.