Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ASSIM COMO IRENE

Sexo, mentiras e dinheiro: conheça sete grandes falsianes da ficção

Imagens: Reprodução

Irene (ao centro) é tão falsiane quanto Emily (à esq.), de Revenge, e Atena, de A Regra do Jogo - Imagens: Reprodução

Irene (ao centro) é tão falsiane quanto Emily (à esq.), de Revenge, e Atena, de A Regra do Jogo

LUCIANO GUARALDO e JOÃO DA PAZ

Publicado em 23/6/2017 - 6h20

Em A Força do Querer, Irene (Débora Falabella) parece ser a amiga que Joyce (Maria Fernanda Cândido) pediu a Deus: compreensiva, conselheira, presente... Inseparáveis desde que se esbarraram na academia, a dondoca e a arquiteta viraram confidentes. Mas a ricaça nem imagina que todos os seus desabafos sobre o caso extraconjugal de Eugênio (Dan Stulbach) são feitos justamente para a amante de seu marido.

Sem escrúpulos, a vilã chegará a envenenar Joyce com um suco verde adulterado para impedir que a "amiga" faça uma viagem romântica com Eugênio na tentativa de salvar o casamento. Também fará jogo duplo ao recomendar que a dondoca abandone o papel de vítima e, assim, traga o marido de volta.

Pelo planejamento de Gloria Perez, Irene conseguirá manter sua farsa até o meio de julho, com direito a um salto de um ano no tempo. Ou seja, a arquiteta precisará de muito sangue frio e criatividade para enganar a amiga por tanto tempo. Mas outras amigas da onça já aprontaram muito em novelas e séries. O Notícias da TV escolheu sete grandes falsianes da ficção que podem ajudar Irene a se inspirar. Confira:

Yvone roubou o marido da amiga e ainda deu um golpe para ficar com a fortuna do empresário

Yvone Magalhães
Antes de Irene, Gloria Perez já tinha explorado o mundo das falsianes em Caminho das Índias (2009), com a psicopata Yvone (Letícia Sabatella). Amiga de escola de Silvia (Débora Bloch), ela chegou ao Brasil para rever a colega, mas aproveitou para seduzir o marido dela, Raul (Alexandre Borges). Ainda o convenceu a simular a própria morte e se mudar com ela para Dubai.

Yvone era tão falsiane que, mesmo vivendo com Raul no Oriente Médio, manteve a amizade com Silvia no Brasil e enganou o amante dizendo que sua família estava bem. Todo o golpe foi feito para que ela tivesse acesso à conta no exterior em que o empresário depositava o dinheiro que desviava da própria companhia. Depois de desmascarada, Yvone levou duas surras de Silvia e acabou presa pela Interpol.

divulgação/abc

Para se vingar pela morte do pai, Emily criou uma identidade falsa e se infiltrou em família rica

Emily Thorne
A protagonista de Revenge (2011-2015) é um caso raro em que a heroína da trama é a falsiane. Amanda Clarke (Emily Vancamp) assumiu a identidade de Emily Thorne para se aproximar da família Grayson, a quem culpava pela morte do pai. Com o nome falso, Emily se tornou uma das melhores amigas da milionária Victoria Grayson (Madeleine Stowe), iniciou um romance com o filho dela, Daniel (Josh Bowman), e fez de tudo para destruir o clã.

Novelão repleto de reviravoltas, Revenge fez o plano de Emily cair por terra na quarta e última temporada, quando teve sua identidade verdadeira descoberta por Victoria e foi surpreendida com a revelação de que o pai estava vivo.

divulgação/tv globo

Personagem de Giovanna Antonelli roubou até mansão da 'amiga' para se dar bem na vida

Atena Torresmolinos
Originalmente Francineide Maria do Socorro, Atena (Giovanna Antonelli) se tornou uma das personagens mais queridas de A Regra do Jogo (2015), apesar de tecnicamente ser uma vilã. Logo no início da trama, a golpista se aproximou da ricaça Sumara (Karine Teles) e fingiu ser sua melhor amiga. Levou-a até para um baile na favela para conhecer o craque Neymar. Mas a estelionatária só queria mesmo era a fortuna da milionária: além de clonar seus cartões de crédito, começou a morar na sua mansão no Rio assim que Sumara viajou para Mônaco.

Atena era tão falsa que ganhou até uma música escrita em sua homenagem, chamada Falsiane. No refrão, a cantora de forró Samyra Show entoava "Cuidado com a falsiane, ela finge ser amiga, mas não passa de uma bandida". Versos que se aplicariam também às outras personagens dessa lista, não?

reprodução/netflix

No universo de House of Cards, amigas como Jane são vistas com desconfiança por todos

Jane Davis (atenção: contém spoilers da quinta temporada de House of Cards)
Uma personagem intrigante apareceu no meio da quinta temporada de House of Cards, lançada no mês passado. No sétimo episódio, entrou em cena Jane Davis (Patricia Clarkson), uma funcionária do Departamento de Comércio dos Estados Unidos designada para ajudar a presidente em exercício, Claire Underwood (Robin Wright), a fechar um acordo com a China.

Jane se mostrou muito afável e fez de tudo para ganhar a confiança de Claire. A presidente até desconfiou da aproximação e a questionou sobre o que ela queria de fato e qual seria o seu interesse em estar tão próxima do governo.

Com aparentes boas intenções, Jane acabou virando amiga da governante. No fim da temporada, se revelou que ela estava a serviço de Frank Underwood (Kevin Spacey), marido de Claire. A falsiane, que fingia não gostar do ex-presidente dos EUA, na verdade tinha a missão de manipular Claire e induzi-la a tomar decisões estratégicas para Frank.

divulgação/tv globo

Jeito inocente da Clara de Passione escondia a falsiane de marca maior, capaz até de matar

Clara Medeiros
Com cara de anjo e jeito inocente, a vilã de Passione (2010) fazia com que todos caíssem facilmente em sua teia. Parceira de Fred (Reynaldo Gianecchini) em vários golpes, Clara (Mariana Ximenes) se infiltrou na casa dos Gouveia como cuidadora de Eugênio (Mauro Mendonça), a quem envenenou. Depois, casou-se com Totó (Tony Ramos), filho biológico de Bete Gouveia (Fernanda Montenegro), de olho na fortuna da família.

Acabou desmascarada pelo bondoso italiano, que simulou a própria morte para revelar suas reais intenções. Mesmo assim, Clara conseguiu fugir e escapou ilesa: terminou a trama em uma praia paradisíaca, seduzindo outro homem rico.

divulgação/audience network

Poderosa, a advogada vivida por Glenn Close usou sua pupila Ellen em um complô criminal

Patty Hewes
Falsiane não tem idade ou classe social, e a advogada da série Damages (2007-2012) provava isso. Patty Hewes (Glenn Close) era poderosa, dona da própria firma de advocacia, admirada pelos colegas de profissão e uma mulher de destaque em um universo dominado por homens. Logo no primeiro episódio, ela assumiu uma posição de mentora de Ellen Parsons (Rose Byrne), recém-contratada por sua firma.

A vontade de ensinar a novata a ser uma boa advogada tinha intenções escusas: Patty queria mesmo era obter informações confidenciais de Katie (Anastasia Griffith), cunhada de Ellen e testemunha importante do caso em que o escritório trabalhava durante toda a temporada. Depois de conseguir o que precisava, Patty decidiu mandar matar Ellen e seu noivo, David (Noah Bean). 

O ataque deu errado, e apenas o noivo de Ellen foi morto. A relação entre as duas era tão doentia que, na segunda temporada, foi Ellen quem assumiu o papel de falsiane e voltou a trabalhar com Patty enquanto tentava desmascará-la para o FBI.

reprodução/viva

Ao invés de ajudar a amiga Helena, Flávia aproveitou momento difícil para roubar seu marido

Flávia Nogueira
Falsiane muito antes de o termo ser criado, Flávia (Maria Zilda) era a melhor amiga de Helena (Regina Duarte) na novela Por Amor (1997). As duas também eram sócias em um estúdio de decoração. Mas a amizade e a parceria foram deixadas rapidamente de lado assim que Flávia viu Helena em crise com o marido, Atílio (Antonio Fagundes), por causa da suposta morte do bebê do casal. Sem perder tempo, Flávia se envolveu com Atílio, traindo a relação de décadas com Helena.

Abusada, ela ainda acusou a ex-amiga de dar em cima de Atílio durante uma festa de aniversário familiar. Mas a falsidade da decoradora saiu caro: Flávia tomou uma surra da filha de Helena, Maria Eduarda (Gabriela Duarte), e ainda perdeu Atílio de volta para a amiga assim que o arquiteto percebeu que amava Helena.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.