ISSO, ISSO, ISSO
Reprodução/SBT
Chaves (Roberto Gómez Bolaños) e Seu Madruga (Ramón Valdés) em cenas inéditas na TV aberta
Depois de incomodar fãs de Chaves (1973-1980) com o uso de inteligência artificial para "aprimorar" as imagens do clássico mexicano, o SBT deu um grande presente para os admiradores do menino do barril. Nesta segunda (7), a emissora exibiu uma cena do seriado que nunca havia ido ao ar na TV aberta.
O SBT já havia prometido que colocaria no ar momentos raros de Chaves a partir desta noite. "A gente foi fundo no nosso arquivo e achou algumas imagens quase nunca antes vistas. Pode anotar para não esquecer!", anunciou a emissora em uma chamada da programação.
Nem o mais otimista dos fãs, no entanto, esperava por um esquete inédito. Mas foi justamente o que aconteceu --e logo no começo do programa. A iniciativa foi valorizada pelo Fórum Chaves, maior comunidade de fãs do programa no Brasil, reconhecida até pelo Grupo Chespirito.
Com menos de um minuto, o curta A Lata de Lixo mostra Chaves, interpretado por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) tentando juntar embalagens vazias e pedaços de papel em um balde sem fundo. Seu Madruga, vivido por Ramón Valdés (1924-1988) vê a cena e dá um cascudo na cabeça do menino.
A Lata de Lixo já tinha ido ao ar no Multishow em 2018, mas jamais havia feito parte da programação do SBT. Até agora.
Como não tem nenhuma fala, apenas efeitos sonoros e o choro de Chaves, o esquete sequer precisou de dublagem --foi ao ar com o som original, inclusive revelando a maneira como o protagonista ia às lágrimas no México, ligeiramente diferente de suas lamúrias em português.
E a emissora de Silvio Santos (1930-2024) ainda resgatou outras relíquias nesta segunda. Exibiu o esquete O Homem das Mil Caras, que só tinha ido ao ar entre 1988 e 1992, voltando apenas uma vez em 2015, e o episódio Pintores Amadores, que não era exibido pelo SBT desde 1992.
Chaves voltou à TV na grade fixa em dezembro do ano passado, depois de passar quatro anos fora do ar por causa de desavenças entre a Televisa, que exibiu os programas e, portanto, é dona dos direitos da obra produzida (ou seja, as fitas com os episódios antigos), e o Grupo Chespirito, administrador do espólio de Bolaños e titular dos direitos intelectuais (personagens e roteiros dos capítulos, por exemplo).
Apesar de o conteúdo ser muito antigo --o episódio inédito desta segunda, por exemplo, foi ao ar no México em 1973--, Chaves tem conseguido bons resultados na audiência para o SBT. Na sexta (4), marcou 4,3 pontos na Grande São Paulo e foi o programa mais visto da emissora no dia.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.