Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ALERTA LIGADO

SBT desiste da disputa, e Série B pode ficar fora da TV aberta após 22 anos

FAUSTO SILVA/CEARÁ SC

Chay em apresentação no Ceará

Chay, ex-Botafogo, vai jogar a Série B pelo Ceará: SBT desiste, e torneio pode ficar sem TV aberta

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 11/2/2023 - 6h35

O SBT desistiu da concorrência pelos direitos de transmissão da Série B do Campeonato Brasileiro. Com isso, a segunda divisão do futebol nacional pode ficar sem transmissão em TV aberta pela primeira vez em 22 anos. A Globo só tem interesse no evento para preencher sua programação na TV por assinatura e engordar seu pay-per-view.

Segundo apurou o Notícias da TV, a emissora de Silvio Santos fez proposta na primeira rodada de negociações, que se encerrou no fim de janeiro. Como o lance foi considerado baixo pela IMG, que vende a competição, a TV paulista pulou fora.

O plano do SBT era exibir a Série B nas tardes de sábado para todo o Brasil, exceto São Paulo e Rio de Janeiro, já que os dois Estados não têm clubes de grande porte na disputa. No entanto, avaliou-se internamente que as partidas poderiam ser um fracasso de audiência na maior parte do país.

A saída da TV de Silvio Santos da disputa coloca em risco uma tradição de mais de duas décadas. A Globo, que era dona dos direitos totais da Série B até o fim de 2022, só negocia jogos para o SporTV e Premiere e não tem qualquer interesse na exibição em TV aberta. Um alto diretor da líder de audiência confirmou ao Notícias da TV que a Globo está "alinhando ofertas para outras plataformas".

A Band, que já mostrou a Série B do Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2014, não fez proposta no primeiro round, apesar de ter sido procurada. A ESPN fez proposta para pacotes de TV paga e streaming, para fortalecer o serviço esportivo Star+.

A última edição da Série B fora da TV aberta foi em 2001. No ano seguinte, o torneio passou a ter transmissões em rede nacional regulares pela Rede Vida, que mostrava os confrontos que envolviam times de São Paulo.

Em 2003, com Palmeiras e Botafogo, a segunda divisão ficou valorizada e foi comprada pela Record. Em 2004, sem times com grandes torcidas nacionais, a emissora de Edir Macedo exibiu poucos jogos, mas mostrou alguns deles no domingo pela manhã.

A RedeTV! passou a transmitir um jogo por rodada em 2005, incluindo a histórica edição vencida pelo Corinthians, em 2008. Esse contrato durou até 2011. Em 2015, a emissora voltou ao torneio e ficou até 2017.

Em 2018, a Globo passou a mostrar os jogos, aproveitando a presença de times como Cruzeiro, Vasco e Grêmio. A pública TV Brasil também fez a Série B em 2015. 


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.