JU MASSAOKA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Juliane Massaoka foi diagnosticada com uma doença depois de expor dificuldade ao vivo na Globo
Juliane Massaoka foi diagnosticada com uma doença, até então desconhecida por ela, depois de participar de um quadro do Mais Você, ao vivo na Globo. A repórter relatou no programa suas dificuldades para encontrar botas de cano longo por conta do tamanho de suas pernas. Após o fim da atração, médicos chamaram a jornalista para indicar que ela poderia ter lipedema. "Levei na brincadeira", admitiu ela, sem saber do que se tratava.
No Mais Você desta quarta (23), o quadro Feed da Ana mostrou um trecho de uma edição de setembro de 2022. Juliane e Ana Maria Braga desfilaram seus modelos de botas para mostrar exemplos de composição dos calçados com pedaços de calças jeans.
"Estávamos nos divertindo, e o assunto era uma bota jeans, que tinha virado tendência na época. Era um jeito de aproveitar uma bota velha com jeans. Mas, para calçar as botas aqui no estúdio, a da Ana focou toda direitinha e bonita, e eu só consegui colocar a minha depois de um ajuste", contou ela.
Ana Maria chegou a brincar com a repórter no dia da transmissão. "A Juju não conseguiu levar a bota até em cima porque ela tem uma medida de batata da perna um pouco avantajada", comentou a apresentadora, na ocasião.
"Fiz esse sistema do elástico porque o outro não deu certo, e essa bota é curtinha. Tenho muita dificuldade na minha vida de encontrar botas iguais às suas que fecham na minha perna. Aquelas que fecham no joelho não tem, não consigo", lamentou Juliane, em 2022.
A jornalista explicou que nunca tinha pensado que essa questão poderia ser uma doença. Após o Mais Você do ano passado, ela recebeu recados de médicos e ginecologistas. "Vocês viram que ali a gente estava rindo, levei na brincadeira. Recebi mensagens dizendo que aquela dificuldade que eu tive para colocar as botas poderiam indicar que eu tinha uma doença chamada lipedema, que eu nunca tinha ouvido falar", se surpreendeu ela.
"Descobri que é uma doença genética, que se manifesta normalmente na puberdade, e é caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura em algumas regiões do corpo. Fiquei assustada quando descobri a quantidade de pessoas afetadas por essa doença. Ela é confundida com outros problemas, e eu faço parte dessa estatística. Descobri graças àquele dia do feed da Ana", concluiu Ju Massaoka.
Lipedema é uma doença caracterizada pela inflamação e inchaço de células adiposas, o que provoca acúmulo desmedido de gordura nas pernas e/ou braços. A condição afeta majoritariamente mulheres e pode causar dor e desconforto, além de problemas de autoestima e queda de qualidade de vida. Os tratamentos envolvem medidas como dietas saudáveis, exercícios físicos, uso de meias compressoras, fisioterapia e, dependendo do caso, cirurgia.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.