SEM VACINA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Ananda Apple no Bom Dia São Paulo desta terça (3); repórter reclamou de falta de vacinas
A repórter Ananda Apple aproveitou um assunto do Bom Dia São Paulo para fazer uma queixa pessoal nesta terça (3). A jornalista da Globo relatou que não conseguiu tomar a vacina da Covid-19, que está em falta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital paulista. Por ter 63 anos, a profissional faz parte do grupo prioritário e precisa se imunizar a cada seis meses.
O âncora Rodrigo Bocardi introduziu o assunto da reportagem no jornal matinal. "Levantamento feito pela produção do Bom Dia São Paulo mostra que falta vacina para a Covid-19 em todas as UBSs da capital. São 496 unidades nessa situação. A apuração também aponta para falta dos imunizantes contra a dengue e influenza em algumas dessas UBSs", informou ele.
Na sequência, Ananda entrou em um link ao vivo no Planalto Paulista, bairro da zona sul da cidade. A repórter deu mais detalhes da situação e explicou que a Secretaria Municipal da Saúde disse que o último lote de vacinas contra a Covid foi enviado pelo Ministério da Saúde em outubro de 2024.
"A Secretaria Estadual da Saúde estabeleceu, a partir de janeiro desse ano, a cada seis meses um grupo específico tem que tomar a vacina contra a Covid, que são dos idosos, gestantes, puérperas, imunossuprimidos, também as pessoas com comorbidades... Mas nenhuma dessas têm conseguido", relatou.
Eu, por exemplo, que sou de um desses grupos, não consigo tomar vacina há pouco mais de um ano. Deveria já ter tomado a segunda dose dessas de seis meses em setembro... E nada. Não achei em nenhuma das regiões que eu circulei.
Ananda encerrou a participação, e Bocardi continuou o assunto no estúdio. O jornalista disse que a Secretaria Municipal da Saúde alegou que aguarda novos repasses dos imunizantes.
Já a Secretaria Estadual da Saúde afirmou que solicitou doses em outubro, mas não recebeu a quantia total solicitada. Enquanto o Ministério da Saúde disse ter enviado 233 mil doses para São Paulo e que prevê o envio de 8 milhões doses aos Estados em dezembro.
Ananda ficou dois meses afastada da Globo por conta de uma licença médica. A jornalista retornou ao batente no último dia 19 e admitiu que estava animada para retomar a rotina de trabalhos, embora ainda não possa se forçar tanto porque segue em recuperação.
Em um vídeo compartilhado no Instagram, ela explicou o seu sumiço aos seguidores. "Há pouco mais de dois meses, eu saí de licença médica para fazer uma cirurgia nos tendões do ombro e do braço direito", começou ela na rede social.
A repórter da Globo falou sobre o seu processo de recuperação e ressaltou que ainda não está 100%. "De lá para cá, tipoia, limites, fisioterapia praticamente todos os dias, que é um cuidado que eu tenho que continuar. Os movimentos completos, quem fez essa cirurgia sabe, a gente só tem a partir de uns seis meses", apontou.
"Eu ainda não consigo levantar o braço além disso aqui [na altura do ombro e a mão no nível da cabeça], nem botar o braço pra trás, pra algumas coisas eu ainda dependo da ajuda das minhas filhas", explicou a jornalista.
"Mas o que eu conquistei até agora me permite voltar a trabalhar, com os movimentos que eu fazia antes. E essa volta ao trabalho também vai ser muito boa para mim, porque a gente distrai da dor, se sente produtiva", disse.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.