TERMO INCORRETO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Renata Lo Prete durante a cobertura da posse de Lula; desculpas por termo preconceituoso
Renata Lo Prete pediu desculpas por ter utilizado um termo incorreto para se referir a pessoas com deficiência durante a transmissão da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo (1º). A jornalista pediu a palavra para se corrigir assim que o presidente subiu a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, ao lado de vários brasileiros.
"Deixa eu aproveitar para fazer uma correção, com um pedido de desculpas. Um pouco mais cedo, eu usei a expressão 'pessoa portadora de deficiência' e não 'pessoa com deficiência', que é a maneira correta de falar, pelo que eu me desculpo", disse a âncora do Jornal da Globo.
O gesto da profissional foi elogiado nas redes sociais. "Renata Lo Prete pedindo desculpas por ter falado de forma incorreta o termo pessoa com deficiência. Que mulher e que classe", escreveu Carlos Miguel, no Twitter.
"Muito bem, Lo Prete. É pessoa com deficiência o termo correto", acrescentou um perfil identificado apenas como Lia. "Renata, pela fé. As pessoas não portam deficiência", observou André Luiz.
Lula não recebeu a faixa presidencial de Jair Bolsonaro (PL), que quebrou o rito democrático e viajou para os Estados Unidos dias antes da cerimônia. Antes dele, apenas outros dois presidentes haviam se recusado a fazer o mesmo: João Baptista Figueiredo (1918-1999), que ignorou José Sarney; e Floriano Peixoto (1839-1895), que faltou à posse de Prudente de Morais (1841-1902).
Veja:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.