Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Emissora 'neutra'

Record veta figurino 'vermelho PT' e manda apresentador trocar gravata

Domingos Meirelles no Repórter Record Investigação de domingo (27), em que trocou gravata -

Domingos Meirelles no Repórter Record Investigação de domingo (27), em que trocou gravata

DANIEL CASTRO

Publicado em 31/3/2016 - 5h25

A Record recomendou a todos os seus jornalistas e apresentadores que evitem usar roupas vermelhas, que possam ser associadas ao PT, ou que combinem verde, amarelo e azul, cores da bandeira nacional que identificam o PSDB e o movimento pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff. No departamento de figurino, a orientação chegou como ordem, e todas as roupas nessas cores foram recolhidas. Nas últimas duas semanas, repórteres tiveram que voltar das ruas porque vestiam vermelho. E o jornalista Domingos Meirelles teve que trocar uma gravata vermelha, de acervo pessoal, por uma rosa, da emissora, para gravar o Repórter Record Investigação exibido no último domingo.

A recomendação para evitar vermelho, verde, amarelo e azul partiu do vice-presidente artístico da Record, Marcelo Silva. Em conversas com diretores de programas, ele pediu para a emissora agir com neutralidade. Também proibiu manifestações pró ou contrárias a Dilma Rousseff nas instalações da emissora depois que viu em uma rede social uma foto dos apresentadores, diretores e produtores do Hoje em Dia vestindo preto, em protesto contra o governo e a corrupção _a imagem foi apagada.

A movimentação pela neutralidade da Record e a recomendação para não se usar as cores "políticas" do momento surgiram há duas semanas, no auge dos protestos contra Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. Coincidem também com a decisão do PRB (Partido Republicano Brasileiro) de deixar a base aliada do governo. O PRB é o braço político da Igreja Universal, de Edir Macedo, dono da Record _emissora identificada como "governista".

REPRODUção/record

Meirelles com gravata vermelha em edição do Repórter Record Investigação de fevereiro

O veto ao vermelho e à combinação de verde, amarelo e azul foi rigorosamente respeitado na semana passada. Na última segunda-feira (28), no entanto, Adriana Araújo apresentou o Jornal da Record vestindo uma blusa vermelha debaixo de um blaser azul escuro. A cor "proibida" foi usada com parcimônia, de forma não ostensiva. A roupa pertenceria ao guarda-roupa da jornalista, e não à Record. Profissionais de diversas produções da Record confirmaram que a recomendação para se evitar as quatro cores continua valendo.

Procurado, o jornalista Domingos Meirelles confirmou que trocou uma gravata vermelha por uma rosa. Mas argumentou que fez isso porque fora alertado de que a peça vermelha causaria "batimento", efeito indesejado na TV em que uma estampa causa distorção na imagem. De acordo com fontes na emissora, no entanto, a gravata vermelha foi vetada por questões políticas mesmo, e não técnicas. A Record não se comunica com o Notícias da TV.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.