BOCÃO

Record vai testar fenômeno baiano na apresentação de jornais em São Paulo

DIVULGAÇÃO/RECORD

José Eduardo Alves, o Bocão, vai substituir Reinaldo Gottino e Luiz Bacci em São Paulo - DIVULGAÇÃO/RECORD

José Eduardo Alves, o Bocão, vai substituir Reinaldo Gottino e Luiz Bacci em São Paulo

GABRIEL SOUZA - Publicado em 19/07/2018, às 05h18

José Eduardo Alves, o Bocão, é a nova aposta do jornalismo da Record. O apresentador baiano, titular do Balanço Geral de Salvador, cobrirá férias de Luiz Bacci e Reinaldo Gottino em telejornais de São Paulo no final do ano. Se for aceito pelo público paulista, assumirá o Balanço Geral Manhã e o São Paulo no Ar, atualmente em baixa na audiência.

Na capital baiana, Bocão é um fenômeno. Seu telejornal, que ocupa mais de três horas da programação da TV Itapoan, é o maior Ibope da Record e suas afiliadas em todo o país. Líder há quase dois anos, o Balanço Geral local chega a dar picos de 30 pontos e não raramente tem o dobro do público da Rede Bahia, afiliada da Globo.

Para tentar frear Alves, a afiliada da Globo contratou Jessica Senra, que apresentava um telejornal matinal na Record, para reforçar o Bahia Meio-Dia, o SP1 local. A aposta, porém, não deu certo. O noticiário continua em segundo lugar, e não com frequência figura em terceiro, atrás de um programa policial da afiliada do SBT.

O Balanço Geral alavanca toda a programação da TV Itapoan. Graças ao seu sucesso, programas que não são competitivos em São Paulo têm bons resultados.

É o caso do Hoje em Dia e das reapresentações de Luz do Sol e Bicho do Mato. Fregueses do SBT na principal metrópole do país, disputam a liderança em Salvador e contribuem com as vitórias que a Record vem impondo à Globo da 7h à meia-noite. A primeira foi há um mês, no dia 13 de junho.

A boa audiência de José Eduardo Alves chamou a atenção de Douglas Tavolaro, vice-presidente de Jornalismo da Record. Partiu dele o convite para que o jornalista assuma a edição matinal do Balanço Geral e o São Paulo no Ar, atualmente sob o comando de Bruno Peruka. Os noticiários acumulam sucessivas derrotas para o SBT.

Bocão, entretanto, recusou-se a mudar de forma imediata. Foi demovido da ideia por Fabiano Falsi, diretor de Jornalismo da TV Itapoan, e por sua família, que não tem interesse em largar uma vida confortável em Salvador para viver uma empreitada de risco em São Paulo.

Em novembro, o apresentador será testado à frente da edição do meio-dia do Balanço Geral de São Paulo, cobrindo férias de Reinaldo Gottino. Também terá chances à frente das edições de sábado do Cidade Alerta, onde se revezam Luiz Bacci, Matheus Furlan e Bruno Peruka. Se tiver sucesso, será efetivado na Record nacional no início do próximo ano.

Ciente da iminência de perder sua principal estrela para a Record nacional, a TV Itapoan já está testando substitutos para Bocão.

Nesta semana, Jessica Smetak, do também líder de audiência Bahia no Ar, está comandando o carro-chefe da emissora. O Ibope caiu, de 18 para 15 pontos, mas o programa continua batendo a Rede Bahia. Adelson Carvalho, do Cidade Alerta local, será testado nesta sexta-feira (20).

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

Você está gostando de Amor de Mãe?

Últimas notícias

Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook