Estratégias de programação
Reprodução/TV Record
Diego Cristo durante ação de merchandising de quase dois minutos em A Fazenda, no sábado (27)
DANIEL CASTRO
Publicado em 28/9/2014 - 20h20
Atualizado em 29/9/2014 - 6h46
A estratégia da Record de permanecer durante horas sem intervalos e levar ao ar blocos de anúncios com mais de seis minutos está repercutindo mal no mercado publicitário. Anunciantes e agências têm reclamado de que a emissora vende barato, mas entrega mal, quase sempre no começo ou no final dos programas, em intervalos tão gigantes que a audiência desaba.
As reclamações se agravaram com o horário eleitoral e chegaram ao reality show A Fazenda, uma das principais vitrines comerciais da emissora. Na última quinta-feira, a Record exibiu apenas um minuto de reality show e foi para um intervalo de seis minutos. Em seguida, para segurar a audiência, ficou 44 minutos com o programa. Após um novo bloco de seis minutos de comerciais, teve apenas três minutos de A Fazenda.
Os anunciantes reclamam que os intervalos são muitos grandes e feitos apenas no começo e no final dos programas, prática comum, por exemplo, no Cidade Alerta e Domingo Espetacular. Na Globo, o padrão são blocos de anúncios de no máximo quatro minutos, com duas chamadas nas extremidades, e intervalos no meio das atrações.
A Record tem atualmente o maior intervalo entre as maiores redes comerciais. No último sábado, durante a Fazenda, fez um único intervalo de intermináveis seis minutos e meio de duração. Nesse período, exibiu três chamadas de programação, uma chamada de patrocinadores da atração e 16 comerciais, oito de empresas e oito de políticos. Os anúncios são tão concentrados que um mesmo comercial da Fiat foi ao ar duas vezes no mesmo intervalo.
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.