Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DESAFIO BRASIL FASHION

Reality de moda coloca novatos em mundo irreal de top models e desfiles

Fotos: Divulgação/Lifetime

Lino Villaventura (de camiseta preta) ajuda competidor a preparar modelo para o reality show - Fotos: Divulgação/Lifetime

Lino Villaventura (de camiseta preta) ajuda competidor a preparar modelo para o reality show

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 14/9/2017 - 5h56

Depois de reality shows como Project Runway e America's Next Top Model, o mundo da moda volta a ser o foco de um programa de TV com Desafio Brasil Fashion, que estreia nesta quinta (14) no canal pago Lifetime.

No programa, nove estilistas iniciantes recebem a chance de suas vidas: criar e desenvolver três looks que serão apresentados em um grande desfile, com a presença de top models como Fernanda Tavares, Carol Trentini, Isabeli Fontana, Izabel Goulart, Mariana Weickert, Renata Kuerten e Léa T.

Para completar a missão desejada por muitos veteranos, os novatos receberão ajuda de três técnicos: Ronaldo Fraga, Lino Villaventura e Alexandre Herchcovitch _na segunda temporada, que estreia em outubro, Lenny Niemeyer se junta aos coaches. Além de instruções, os professores também ajudam a manter os aprendizes com os pés no chão.

"Entre as várias missões que temos como coaches, precisamos abrir os olhos deles para que aproveitem aquele momento ao máximo, porque aquilo não é a realidade. No mundo real, você não tem aquelas modelos maravilhosas à sua disposição, algumas delas nem desfilam mais", explica Lino Villaventura.

Ao contrário de outros programas do gênero, o Desafio Brasil Fashion não tem eliminações a cada semana. Todos os nove candidatos que participam do primeiro episódio chegam à final e têm suas peças exibidas no desfile.

"Acho a ideia ótima porque, dessa forma, todos são vencedores. E, mais do que isso, o programa não afeta só esses nove jovens, atinge uma geração inteira. A gente mostra todo o processo, da concepção da ideia e dos croquis até a execução e o desfile. É a primeira vez que isso acontece na TV e acho que é um incentivo para uma geração de jovens interessados em moda", defende Ronaldo Fraga.

Alexandre Herchcovitch (à esq.), Lino Villaventura e Ronaldo Fraga, do Desafio Brasil Fashion

Mas o fato de ser um reality "do bem", que não estimula a competição, não significa que os técnicos sejam bonzinhos o tempo todo com seus aprendizes. "Somos três tiozinhos e estamos ali para ajudar, mas também para dar bronca, se precisar. Porque se o desfile fica bom, todos dão parabéns para o talento. Mas, se ficar ruim, a culpa vai para o coach", brinca Fraga.

Assim, os técnicos não se furtam de criticar ou de mandar refazer o trabalho realizado pelos pupilos. Sempre, é claro, com o pretexto de que todos apresentem um desfile melhor. Mesmo assim, os próprios supervisores reconhecem que não é fácil para os jovens estarem sob tanta pressão.

"Eu não sei como seria se eu estivesse no lugar deles. Porque nós estamos ali para direcioná-los, mas às vezes precisamos ser mais duros, sim, quando eles estão sendo teimosos", adianta Villaventura.

As top models brasileiras escaladas para desfilar as criações dos participantes do reality show

A cara do Brasil
Um dos pontos ressaltados pela equipe do programa é a diversidade de participantes. Na primeira temporada, por exemplo, cada um dos candidatos representa um Estado: há desde um gaúcho que mora em São Paulo a um maranhense, de uma carioca a uma paraibana.

"E, em um momento do programa, nós vamos até as cidades deles, acompanhamos um pouco de suas vidas. É uma forma de mostrar que a moda brasileira não se restringe ao eixo Rio-São Paulo. Pelo contrário, há muita gente boa fazendo coisas legais por todo o país, representando suas culturas locais", valoriza a diretora do reality, Bel Mercês.

Uma coprodução do Lifetime com a produtora Cinegroup, com patrocínio do Senai Cetiqt (Serviço Nacional de Aprendizem Industrial - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), o Desafio Brasil Fashion vai ao ar todas as quintas-feiras, às 22h50, com dois episódios inéditos.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.