Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PLÁGIO

Ratinho acusa Luciano Huck de copiar quadro de seu programa: 'Eu que inventei'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com imagens dos apresentadores Ratinho, do SBT, e Luciano Huck, da Globo

Os apresentadores Ratinho, do SBT, e Luciano Huck, da Globo; acusação de cópia ao vivo

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 1/9/2023 - 12h19

Ratinho acusou Luciano Huck de copiar um quadro que ele havia criado. O apresentador do SBT acredita que O Brasileiro Precisa Ser Estudado, atração do Domingão com Huck anunciada no último domingo (27), é muito parecido com conteúdo que ele mesmo já exibiu em seu programa. "Eu que inventei", afirmou.

O titular do Programa do Ratinho comentou ao vivo, na quinta (31): "Quero mandar um abraço para o Luciano Huck. Luciano Huck, você está copiando um quadro nosso, viu? Esse quadro aí eu fiz no meu programa, ele vai fazer no domingo. Esse quadro fui eu que inventei", declarou.

"Quer copiar, copia, mas pede para mim. Eu deixo. Luciano, se você pede, eu deixo, não fica feio. Quando eu copio os outros, eu aviso: 'Vou copiar vocês'. Você vai colocar um negócio que eu criei sem me avisar? Eu vou querer royalties", concluiu ele, que recebeu aplausos de sua plateia.

Antes de mandar o recado a Huck, Ratinho usou a frase "agora a Nasa vem", que é bastante popular nas redes sociais. O termo é utilizado frequentemente em legendas e títulos de vídeos que mostram gambiarras e truques dados por brasileiros em utensílios domésticos e veículos --caso de um motor de carro usado como churrasqueira ou de um banco amarrado à cintura de uma pessoa, por exemplo.

Isso remete ao fato de as "invenções" terem tecnologias tão inusitadas que a Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) deveria estudá-los.

No quadro Jornal Rational, Ratinho costuma mostrar vídeos curiosos da internet, e a assistente de palco Milene Pavorô apresenta "dicas de sua mãe" --algumas delas nesse estilo de gambiarras para resolver problemas caseiros.

O novo quadro do Domingão com Huck, por sua vez, se chama O Brasileiro Precisa Ser Estudado. Apresentado por Lívia Andrade, ele bebe da mesma fonte: a ideia é descobrir vídeos curiosos da internet, de pessoas que construíram bugigangas com funcionalidades específicas para facilitar atividades do cotidiano. A ex-SBT faz narrações bem-humoradas para os vídeos, que, segundo ela, são "estudos sobre o brasileiro e suas peculiaridades".

"O quadro da Lívia é tão maluco, ela vai mostrar coisas tão inacreditáveis pelo Brasil, que o brasileiro precisa ser estudado. Se a Nasa assistir ao quadro, agora a Nasa vem", anunciou Luciano no último domingo (27). Lívia convidou telespectadores que tiverem conteúdos do tipo a marcarem os perfis dela e do programa nas redes sociais para terem a chance de aparecerem na Globo.

A questão é que quadros como estes, de vídeos engraçados e bizarros da internet, não são novidade na TV. Programas como o Fantástico e o Encrenca (da RedeTV!) e quadros como Feed da Ana, do Mais Você, por exemplo, já fizeram uso deste tipo de material.

O Notícias da TV entrou em contato com a Globo e com o SBT para pedir posicionamentos sobre a acusação de Ratinho contra Luciano Huck. As emissoras não se pronunciaram até a publicação deste texto. Caso o façam, ele será atualizado.

Confira o recado mandado por Ratinho a Luciano Huck:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.