MEDALHÃO DA EMISSORA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Mariana Gross: apresentadora da Globo no Rio de Janeiro ficou fora de transmissão do Carnaval
Mariana Gross reapareceu na Globo nesta quarta (14) em dose dupla: a jornalista apresentou o telejornal RJ1 e também comandou, ao lado de Milton Cunha, a apuração do Carnaval 2024 do Rio de Janeiro. Figura frequente nas transmissões carnavalescas da emissora, ela ficou de fora durante os dois dias dos desfiles --o que deixou o público com o pé atrás depois dos inúmeros deslizes do elenco que a substituiu.
Elogiada por seus comentários sobre o Carnaval, Mariana Gross é veterana quando o assunto é a folia. Ela era responsável por conversar com foliões nas arquibancadas enquanto as escolas de samba desfilavam na Marquês de Sapucaí. Neste ano, porém, Mariana curtiu sua folga por causa da estratégia da Globo de trocar jornalistas por influenciadores.
No X (antigo Twitter), o clima dos internautas foi de festa ao ligarem a TV e se depararem com Mariana e Cunha na narração das apurações. "Cinco minutos de Mariana Gross e Milton Cunha. Uma surra naquela bobajada de transmissão que só o Boninho curtiu", disparou Eduardo Secco.
"Como um diretor tem a audácia ou a burrice de tirar a Mariana Gross da transmissão dos desfiles? Ela deveria estar na apresentação dos desfiles do RJ e SP sempre! Ela tem a energia do Carnaval", concordou Roberto José.
"Petição para Mariana Gross e Milton Cunha apresentarem o Carnaval ano que vem", comentou Wesley Vinicius. "A Mariana está viva!", comemorou Odailon. "Milton e Mariana é o tipo de dupla que a Globo jamais pode separar", opinou Tamiris Pires.
A ausência de Mariana Gross na Globo não passou despercebida pelos telespectadores mais atentos. A emissora tirou jornalistas da avenida e colocou a atriz Dandara Mariana, o influenciador Vítor diCastro e a repórter Kenya Sade, que encarou sua primeira cobertura de Carnaval. O resultado foi aquém do esperado pelo público.
A ausência de química e de experiência dos contratados com os apresentadores Alex Escobar e Karine Alves, além da falta de afinidade com o tema, gerou críticas negativas nas redes sociais, de ex-funcionários da Globo, e rendeu até uma nota repúdio da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
A emissora passou vexame ao tirar seus profissionais mais experientes de campo para substituí-los pelo trio. Jornalistas acostumados com a cobertura do Carnaval permaneceram na avenida, em número reduzido, mas para a produção de reportagens para a programação da Globo.
A Fenaj afirmou que a emissora cometeu erros graves na escalação dos entrevistadores, que estavam "despreparados e desinformados". "Ao abrir mão de repórteres, a emissora detentora do direito comercial de transmissão deixou os espectadores sem informações cruciais sobre a festa."
"Enfatizamos a importância essencial do trabalho jornalístico na cobertura deste evento tão importante para a cultura nacional, pois os/as jornalistas trazem uma perspectiva histórica e social para o trabalho, enriquecendo a compreensão pública do Carnaval", acrescentaram.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.