Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

TV digital

Pressionada, RedeTV! troca reprises por cultos em alta definição

Demetrio Koch/Igreja Universal

O bispo Romualdo Panceiro, líder da Igreja Universal, em culto no Templo de Salomão exibido na TV - Demetrio Koch/Igreja Universal

O bispo Romualdo Panceiro, líder da Igreja Universal, em culto no Templo de Salomão exibido na TV

DANIEL CASTRO

Publicado em 24/12/2014 - 5h55

Pressionada pelo Ministério das Comunicações e por compradores de espaço em sua grade, a RedeTV! passou ontem (23) a exibir cultos também no canal digital, em alta definição (HD). Até segunda-feira, a emissora transmitia as pregações religiosas e programas de televendas apenas no canal analógico. No HD, no lugar dos pastores da Igreja Universal, de R.R. Soares e de Valdemiro Santiago, reapresentava programas da casa, como Muito Show, TV Fama e A Tarde É Sua.

A RedeTV! tem 12 horas de programas de igrejas por dia. Ou seja, transmitia 12 horas diárias de programação diferenciada no sinal digital, o que é considerado irregular.

Desde 2009, o Ministério das Comunicações vem recebendo denúncias de que a prática da RedeTV! burlava o decreto que instituiu a televisão digital no país. O decreto, de 2006, veta a multiprogramação, ou seja, o uso da frequência de seis megahertz para gerar vários canais. A multiprogramação só é permitida às TVs públicas, como a TV Cultura. Para as concorrentes da RedeTV!, exibir conteúdo diferenciado no HD configura multiprogramação.

A RedeTV! nunca concordou com a restrição à multiprogramação, imposta pela Globo, segundo seus executivos, e defende que o assunto deve ser analisado pelo Congresso, não ser tratado em decreto. A emissora decidiu testar os limites reprisando seus programas no lugar do conteúdo das igrejas no sinal digital. Mas, temendo problemas mais sérios em 2015, e diante da pressão dos locadores de espaço, dedidiu unificar os sinais analógico e digital.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.