TV digital

Pressionada, RedeTV! troca reprises por cultos em alta definição

Demetrio Koch/Igreja Universal

O bispo Romualdo Panceiro, líder da Igreja Universal, em culto no Templo de Salomão exibido na TV - Demetrio Koch/Igreja Universal

O bispo Romualdo Panceiro, líder da Igreja Universal, em culto no Templo de Salomão exibido na TV

DANIEL CASTRO - Publicado em 24/12/2014, às 05h55

Pressionada pelo Ministério das Comunicações e por compradores de espaço em sua grade, a RedeTV! passou ontem (23) a exibir cultos também no canal digital, em alta definição (HD). Até segunda-feira, a emissora transmitia as pregações religiosas e programas de televendas apenas no canal analógico. No HD, no lugar dos pastores da Igreja Universal, de R.R. Soares e de Valdemiro Santiago, reapresentava programas da casa, como Muito Show, TV Fama e A Tarde É Sua.

A RedeTV! tem 12 horas de programas de igrejas por dia. Ou seja, transmitia 12 horas diárias de programação diferenciada no sinal digital, o que é considerado irregular.

Desde 2009, o Ministério das Comunicações vem recebendo denúncias de que a prática da RedeTV! burlava o decreto que instituiu a televisão digital no país. O decreto, de 2006, veta a multiprogramação, ou seja, o uso da frequência de seis megahertz para gerar vários canais. A multiprogramação só é permitida às TVs públicas, como a TV Cultura. Para as concorrentes da RedeTV!, exibir conteúdo diferenciado no HD configura multiprogramação.

A RedeTV! nunca concordou com a restrição à multiprogramação, imposta pela Globo, segundo seus executivos, e defende que o assunto deve ser analisado pelo Congresso, não ser tratado em decreto. A emissora decidiu testar os limites reprisando seus programas no lugar do conteúdo das igrejas no sinal digital. Mas, temendo problemas mais sérios em 2015, e diante da pressão dos locadores de espaço, dedidiu unificar os sinais analógico e digital.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site. Também não serão aceitos comentários com links e propaganda de produtos, serviços e dietas.

Enquete

O Vídeo Show tem salvação?
Sim, é um programa clássico, só precisa de pautas melhores.
24.20%
Talvez, se trocarem os apresentadores por nomes consagrados.
12.08%
Não, não tem mais relevância alguma.
49.81%
Só se contratarem Fabiola Reipert e chamarem de A Nova Hora da Venenosa.
13.91%

Últimas notícias

Notícias da TV
Compartilhar no Facebook
Curta no Facebook