Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ABTA 2014

Operadora de TV por assinatura esnoba TVs abertas em pacotes

Dri Spacca/Noticias da TV

Silvia de Jesus, diretora da Blue Interactive: Globo, SBT e Record sem chiado já não vendem mais TV paga - Dri Spacca/Noticias da TV

Silvia de Jesus, diretora da Blue Interactive: Globo, SBT e Record sem chiado já não vendem mais TV paga

EDIANEZ PARENTE

Publicado em 7/8/2014 - 20h30
Atualizado em 8/8/2014 - 6h17

A bola foi levantada por Silvia de Jesus, diretora-geral da Blue Interactive, empresa que reúne 25 operadoras de cabo em cidades médias e pequenas dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, em um debate sobre produtos e serviços para o consumidor digital na ABTA 2014, encerrada ontem (7) em São Paulo.

Segundo Silvia, com a proliferação de televisores digitais e da alta definição na TV aberta, a presença das emissoras gratuitas nos pacotes de TV por assinatura já não é mais um fator tão relevante na conquista de clientes, como era até o passado recente. “Antes, muita gente acessava os sistemas de cabo para poder melhor receber os canais abertos”, disse.

A oferta de um melhor sinal da Globo e do SBT, afirmou Silvia, já não é mais um argumento para venda do serviço. O que pesa agora são os conteúdos dos canais fechados, como filmes e séries.

Ariel Dascal, diretor geral da Oi TV, pensa diferente. Ele reconhece que a TV aberta ainda está na cultura do brasileiro, e ela é quem determina todos os horários da programação.

Márcio Carvalho, diretor de marketing e serviços da Net, acredita que a TV aberta ainda tem um papel importante, pois são as emissoras que têm as maiores audiências também entre o público com TV por assinatura. “Há um grande trabalho ainda a ser feito sobre a divulgação do conteúdo da TV por assinatura”, afirma.

A discussão acontece em um momento em que canais abertos, que sempre cederam seua sinais de graça para as operadoras, querem cobrar pelo conteúdo em alta definição. Argumentam que as operadoras vendem os canais HD abertos em pacotes que custam mais mais aos clientes.

Atualmente, as operadoras são obrigadas a carregarem apenas os canais analógicos das redes abertas. Com o desligamento dos canais analógicos, a partir de 2018 haverá apenas os canais de alta definição das emissoras abertas. A Globo já é remunerada pelo seu sinal digital em operadoras de DTH (sistema via satélite, por meio de miniparabólicas).


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.