FUTEBOL NO YOUTUBE
ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO
O flamenguista Everton Ribeiro cercado por jogadores do Fluminense em jogo do Campeonato Carioca 2020
REDAÇÃO
Publicado em 7/7/2020 - 13h39
Após a Globo ser autorizada pela Justiça do Rio de Janeiro a não fazer a transmissão de Fluminense x Flamengo pela final da Taça Rio, o Campeonato Carioca, o Tricolor confirmou que vai passar o jogo ao vivo e de graça no YouTube. A partida, que acontece às 21h30 desta quarta-feira (8), será exibida no canal FluTV.
Em nota divulgada nesta terça (7), o clube explicou que a transmissão será aberta tanto no Brasil quanto para os torcedores que forem assistir fora do país. A decisão foi tomada após "autorização da Globo", com quem o Fluminense tem acordo na competição estadual.
Ontem (6), a juíza Eunice Bitencourt Haddad, da 24ª Vara Cível do Rio de Janeiro, determinou que a liminar concedida a favor da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) não é válida para jogos do Flamengo, considerando que o clube não tinha contrato com a Globo. Sendo assim, a emissora manteve a decisão que havia tomado na semana passada e abriu mão de transmitir a final da Taça Rio.
"A Globo reitera seu entendimento de que o contrato foi rescindido e reafirma que os clubes estão livres para ceder os direitos sobre seus jogos ou transmiti-los", informou a emissora.
De acordo com entendimento da Ferj, os direitos são do Fluminense, que venceu o sorteio realizado nesta segunda e será o mandante da partida. O objetivo da Federação era que a Globo mostrasse o jogo.
A disputa judicial sobre a transmissão começou após Jair Bolsonaro assinar uma Medida Provisória que altera a Lei Pelé (lei 9.615/1998). Pelo novo texto, o clube mandante, aquele que joga em casa, tem o poder sobre a partida.
Dessa forma, o Flamengo --único time do campeonato que não tinha contrato com a Globo-- venceu uma batalha judicial e transmitiu em suas redes sociais o confronto contra o Boavista, em 1º de julho. No dia seguinte, a emissora anunciou que desistiu de transmitir os jogos do Campeonato Carioca, mas que pagaria os valores referentes ao torneio deste ano.
"No entendimento da Globo, o contrato foi violado ontem, quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca. A Federação e 11 Clubes assinaram o compromisso. A exceção foi o Flamengo", justificou a emissora no comunicado de rescisão.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.