Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

Crise no Jornalismo

'Nunca vi cenário dar audiência', critica ex-diretor do Fantástico

Divulgação/SBT

O diretor Nilton Travesso durante o Teleton de 2013, no qual atuou como diretor - Divulgação/SBT

O diretor Nilton Travesso durante o Teleton de 2013, no qual atuou como diretor

DANIEL CASTRO

Publicado em 2/6/2014 - 18h28

"Nos meus 61 anos de televisão, nunca vi a notícia de que um cenário de programa deu 11 pontos". Com essa frase irônica, o diretor Nilton Travesso, 80 anos, define o atual momento do Fantástico, principal programa das noites de domingo da Globo, que passa pela pior crise de audiência de sua história.

Para Travesso, os atuais diretores do programa erraram ao valorizar a forma em detrimento do conteúdo. Segundo ele, a reforma apresentada pelo Fantástico em abril deu ênfase demais a aspectos plásticos, como o cenário e os efeitos especiais. E esqueceu o principal: "A televisão está carente de emoção".

Tanta perfumaria confunde o público, avalia Travesso: o telespectador em casa não entende do que o Fantástico está rindo quando exibe emoticons na tela.

Um dos primeiros diretores do Fantástico, Travesso acha constrangedor ver uma estrela como Regina Duarte participando de reunião de pauta, sugerindo matéria, como ocorreu na edição de ontem (1°).

Nilton Travesso dirigiu o Fantástico durante cinco anos. Entrou no programa em 1974, a convite de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Antes, integrou a lendária Equipe A, que fez a Record líder de audiência em São Paulo nos anos 1960.

Crise no Fantástico

O Fantástico estreou em abril um novo formato. O programa passou a ser apresentado em uma redação-estúdio, com minipalco, telão, projeções sofisticadas, emoticons, sofás e bonecos falantes. Uma das novidades foi a inserção dos bastidores do programa, como as reuniões em que os jornalistas discutem as reportagens da semana. 

Essas imagens de bastidores praticamente desapareceram após algumas semanas. Resistem as de um artista convidado por semana, como Regina Duarte, que não aparece no ar mais do que um minuto sugerindo um tema.

A audiência do programa, que era 36 pontos há dez anos, não passa de 17 atualmente. A liderança do Fantástico tem sido ameaçada pelo Domingo Espetacular, da Record, e pelo Programa Silvio Santos.

LEIA TAMBÉM:

Dono do Pânico vira concorrente do UFC e vai promover luta na TV

Na reta final de Em Família, Manoel Carlos leva periferia para novela 

Com 'bebê' de 32 anos, Geraldo Luís estraga aniversário de Portiolli

Em Família: Clara se separa de Cadu e assume Marina, mas sem beijo

'Quase morri sozinha, mas meu boneco me salvou', diz Palmirinha

Em novela de homens fracos, malandro rouba a cena e vira herói

Pesquisa mostra que repórter é mais popular do que apresentadora


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Web Stories

+
Elenco, estreia e bastidores: Saiba tudo sobre o reboot de Um Maluco no PedaçoAgressão e barraco em festa clandestina: Veja histórico dos peões de A Fazenda 13Vereda Tropical no Globoplay: Veja por onde andam cinco atores sumidos da novelaGlobo Esporte, Zero 1 e BBB: Confira trajetória de Tiago Leifert na GloboRejeição, tristeza e alcoolismo: Cinco personagens que sofreram com depressão

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

Você gostou do elenco de A Fazenda 13?