Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Em Família

Em novela de homens fracos, malandro rouba a cena e vira herói

CAROL CARMINHA/TV GLOBO

O ator Marcello Melo Jr. interpreta Jairo na novela Em Família, da Globo; personagem vira herói - CAROL CARMINHA/TV GLOBO

O ator Marcello Melo Jr. interpreta Jairo na novela Em Família, da Globo; personagem vira herói

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 23/5/2014 - 21h01
Atualizado em 1/6/2014 - 6h43

RESUMO: Em Família é uma novela de homens "bundões", afirmam especialistas. Eles apontam Jairo (Marcello Melo Jr.) e Cadu (Reynaldo Gianecchini) como exceções. São os únicos "machos" da trama, os poucos que geram identificação com homens e admiração de mulheres. Nesse cenário, Jairo vai se destacar: salvará uma mulher grávida feita refém por um assaltante em fuga

Numa novela recheada de homens fracos, Jairo (Marcello Melo Jr.) vem se destacando e terá seu momento apoteótico ao agir como herói. Nos próximos capítulos de Em Família, ele e Juliana (Vanessa Gerbelli) vão participar de uma sequência de ação, quando um assaltante em fuga entrará numa aula para gestantes e fará uma grávida refém. No meio do pânico, Jairo lutará com o criminoso. Tiros serão disparados, e no final o ex-malandro vai ser aplaudido por todos.

A sequência será exibida ao longo do capítulo previsto para ir ao ar no dia 9, inserindo uma dose de adrenalina à novela das nove das nove da Globo.

Para especialistas ouvidos pelo Notícias da TV, Jairo e Cadu (Reynaldo Gianecchini) são os únicos "machos" da trama de Manoel Carlos. Laerte (Gabriel Braga Nunes), Virgílio (Humberto Martins), Nando (Leonardo Medeiros), Felipe (Thiago Mendonça) e até o jovem André (Bruno Gissoni) são todos "bundões".

A atuação de Marcello Melo Jr. é elogiada. “O único personagem forte é o Jairo. Faltam personagens para o público masculino se identificar e para as mulheres admirarem”, critica Igor Sacramento, professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Maria Cristina Palma Mungioli, do Centro de Estudos de Telenovela da Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo), aponta o Cadu (Reynaldo Gianecchini) como o melhor personagem masculino da trama. “Já tivemos outras novelas em que as mulheres se sobressaíam, como Fina Estampa e Avenida Brasil, mas em Em Família até a construção da heroína é problemática”, comenta a pesquisadora.

O time de homens fracos é mais um dos problemas da trama, que não caiu no gosto do público e registra os piores índices de audiência de uma novela das nove _abaixo de 30 pontos. Nas redes sociais, Laerte (Gabriel Braga Nunes) é o mais criticado dos “machos” do folhetim. Uns o chamam de “velho tarado”, outros torcem para que ele vire psicopata. Mesmo fazendo o sedutor da trama, o personagem não é unanimidade entre as mulheres. Ele é visto como chato e manipulável.

Confira quem são os cinco homens mais problemáticos (e bundões) de Em Família:

1º - Laerte (Gabriel Braga Nunes)

Faltando dois dias para novela completar quatro meses no ar, o personagem ainda é uma incógnita. Surgiu em cena como um homem frio, distante, que sequer aceitava dormir na mesma cama que sua companheira, Verônica (Helena Ranaldi). Vivia em conflito com seu passado. Passou 20 anos sem conhecer o próprio filho. De repente, mudou de comportamento, mas não se tornou um pai amoroso nem o amante perfeito. O flautista não passa emoção em cena. É difícil entender o que Laerte quer.

2º - Virgílio (Humberto Martins)

O personagem tinha tudo para ser o boa-praça da novela, afinal é bom marido e bom pai, amigo de todos e cordial. Mas paciência tem limite. Virgílio demonstrou ao longo da trama que não reage a nada. Joga na cara de Helena (Julia Lemmertz) que ela se casou por pena, que foi para cama com ele para pagar uma dívida que tinha com sua consciência, mas continua ali, fiel, do lado dela. Nas redes sociais, acabou ganhando o apelido de “banana”.

3º - Nando (Leonardo Medeiros)

O advogado é um bundão convicto. Vive pelos cantos arrependido de não ter sido o marido que Juliana queria ter ao seu lado. Não é capaz de seguir seu rumo. Vive de favor nas casas dos parentes de sua ex-mulher. Ora chora de saudade, ora implora um pouco de atenção. Até o lado sensato, como profissional de direito, ele jogou para o alto se envolvendo em brigas e até atirando contra seu rival, Jairo.

4º - Felipe (Thiago Mendonça)

O irmão caçula de Helena e Clara (Giovanna Antonelli) é doente e sua trajetória mostra os problemas que o alcoolismo pode trazer. Porém, o médico demonstra carência excessiva ao ficar correndo atrás de Silvia (Bianca Rinaldi), que não lhe dá esperanças. A sua vida mal resolvida pode ser culpa da doença, mas o personagem é chato, vive se lastimando e está demorando muito para esboçar vontade de mudar.

5º - André (Bruno Gissoni)

O filho de Dulce (Lica Oliveira) demonstra um comportamento infantil atrás do outro. Primeiro, tinha vergonha da mãe, que é negra. Alegou que não era por preconceito, mas pelo fato de ter sido rejeitado por sua mãe biológica. Depois, teve algumas crises de ciúmes até perder a namorada para Laerte. Agora, rejeita Bárbara (Polliana Aleixo), mas se apoia em sua “amizade”. Nem a investigação para descobrir a identidade de seus pais, ele consegue levar adiante sozinho. 

LEIA TAMBÉM:

Ao Pânico, Dedé Santana lamenta ter 'administrado mal a vida pessoal'

Luiza usa vestido de noiva de Helena e Laerte entra em choque

Para reconquistar público, Record atira para todos os lados em novela

'Latinete' salva de tiro por silicone é convidada para A Fazenda 7

Bêbada e seminua, Helena invade quarto de Virgílio e ‘renasce’

Em Família, 100 > Protagonistas imorais afastam público


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.