Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DINAMARCA X FINLÂNDIA

No SporTV, médico detona atendimento a Eriksen na Eurocopa: 'Tudo errado'

REPRODUÇÃO/SPORTV

Montagem com imagens de Luis Fernando Correia (à esq.) no SporTV e atendimento médico a Christian Eriksen

Luis Fernando Correia participa de transmissão ao vivo no SporTV após desmaio de Christian Eriksen

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/6/2021 - 14h53
Atualizado em 12/6/2021 - 15h04

Luis Fernando Correia, que foi coordenador médico da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, fez severas críticas ao atendimento prestado ao jogador Christian Eriksen, que desmaiou durante a partida entre Dinamarca e Finlândia pela Eurocopa 2021 neste sábado (12). "Foi tudo errado", afirmou o profissional de saúde, no SporTV.

A partida era transmitida ao vivo pelo canal esportivo da Globo, com narração de Renata Silveira. Com a suspensão do jogo, a locutora e Paulo Nunes convidaram o clínico para falar sobre a situação do atleta dinamarquês, que deixou o campo acordado após uma síncope.

Correia explicou que, na época da Copa, havia desenvolvido um protocolo de atendimento médico na beira do campo, adotado posteriormente em diversos campeonatos do mundo. "Nada disso foi seguido", lamentou ele, ao explicar que Eriksen provavelmente sofreu uma parada cardíaca.

"A cena triste é típica de uma morte súbita. O primeiro diagnóstico em um caso desses é que o coração parou de funcionar por uma arritmia", afirmou o médico. "Ele caiu duro. Reparem que ele cai de bruços, sem defesa nenhuma, ele não bota a mão na frente. Nesse momento, tem que encarar como se fosse uma parada cardíaca", informou Luis Fernando.

Tinha que ter uma equipe médica de beira de campo. No mínimo, quatro pessoas treinadas com desfibrilador na mão para chegar nesse atleta o mais rápido possível. Numa situação dessas, a ambulância [tem que] avançar para dentro do campo.

"O importante é salvar a vida deste atleta. Nada disso aconteceu", completou. O médico acabou deixando Renata e Nunes assustados ao falar em morte súbita, informação que não foi confirmada oficialmente pelos dirigentes da Eurocopa. 

Em seguida, a narradora mostra a imagem do desfibrilador chegando ao lado de Eriksen e da equipe médica tentando reanimá-lo com o aparelho. "Na imagem, tem um momento que eu vejo que o corpo dele vai para frente", comentou Paulo, esperançoso.

Renata ainda mostrou uma foto do jogador deixando o campo em uma maca, sendo possível percebê-lo acordado. "Sem dúvida, essa é uma boa notícia", afirmou Correia.

Em nota, a Federação Dinamarquesa informou que Eriksen já está acordado e passará por uma bateria de exames. O jogador foi encaminhado ao hospital.

Confira:

TUDO SOBRE

Eurocopa

SporTV


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.