Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DEFENDEU A RIVAL

No Jornal Nacional, Globo critica investigação contra SBT por Copa América

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

William Bonner no Jornal Nacional de terno preto e gravata rosa

William Bonner leu a nota da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão nesta sexta (12)

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 12/6/2021 - 7h24

A Globo deixou qualquer rivalidade de lado e abriu espaço no Jornal Nacional para criticar uma possível investigação contra o SBT por transmitir a Copa América. Na edição desta sexta-feira (11), William Bonner leu uma nota divulgada pela Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), que manifesta "preocupação" com a sugestão feita pelo Ministério Público Federal aos Estados.

"O Ministério Público Federal sugeriu aos procuradores da República nos Estados que vão sediar jogos [da Copa América] que apurem possíveis violações no combate à pandemia por organizadores, transmissoras e patrocinadoras do evento", informou o âncora do jornal, antes de ler um trecho do comunicado.

"A nota diz: 'Qualquer ação de fiscalização direcionada aos veículos de comunicação, que, sabidamente, não são organizadores e não possuem qualquer ingerência na realização do evento, configura flagrante violação à liberdade de programação das emissoras.'"

A manifestação é antes de mais nada uma defesa de todas as emissoras, principalmente a Globo, maior detentora de direitos esportivos, mas favorece também sua concorrente. Foi ao ar justamente um dia depois de o SBT soltar uma nota alfinetando a Globo.

Na quinta (10), a emissora de Silvio Santos soltou um comunicado em que deixou nas entrelinhas que as críticas de funcionários da rival à realização da Copa América no Brasil em meio à crise sanitária teriam segundas intenções. Ou seja, que só falaram mal porque o direito de passar os jogos na TV aberta não é da Globo.

O editorial lido no jornalístico SBT Brasil dizia que a transmissão assegura a "pluralidade democrática ao futebol em TV aberta".

"O SBT está trazendo grandes eventos e fazendo uma transmissão com sua cara, do seu jeito, que se espelha no brasileiro de todos os cantos do país, e preocupado sempre em engrandecer o futebol, os clubes e as marcas patrocinadoras. O SBT, percorrendo as trilhas do jogo limpo e competitivo, sem qualquer protecionismo, está dando pluralidade democrática ao futebol em TV aberta para que não fique concentrado."

Nos bastidores da concorrência e no Palácio do Planalto, as críticas dos jornalistas da Globo estão sendo vistas como uma tentativa de politizar a Copa América por interesses comerciais. De fato, o posicionamento crítico da Globo, mesmo que não institucionalizado, tem prejudicado as negociações do SBT. Até agora, a rede de Silvio Santos só vendeu quatro das seis cotas de patrocínio, para Betfair, CSN, Havan e Madero.

Houve quem acusou Casagrande, Luis Roberto e Galvão Bueno de hipocrisia, mas é fato que eles também criticaram a realização de campeonatos transmitidos pela Globo. No Bem, Amigos da última segunda (7), Galvão se defendeu:

Quando o futebol brasileiro voltou no ano passado, eu fui contra. Quando voltou a Copa do Brasil no ano passado, produto nosso, eu fui contra. Por que então eu iria transmitir o jogo na sexta-feira? Fiz e fiz com uma felicidade de fazer um jogo do Brasil, mas também disse e disse na transmissão que, por mim, não estaria fazendo hoje, estaria fazendo mais à frente. Me lembro de ter dito aqui [no Bem, Amigos] que o problema era você trazer essas quase mil pessoas pra ficarem circulando. A Conmebol deu um passo pra trás e permitiu que aqueles que quiserem ficar em casa, vir [para o Brasil] e jogar, podem. A Argentina já se resolveu que vai fazer isso. E quero dizer outra coisa: se tiver Copa América, eu vou torcer muito pra que dê tudo certo. Todo mundo aqui tem a cabeça do bem. Vou torcer pra que tudo funcione.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.