Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Estreia hoje

Nat Geo mostra rotina de pessoas com doenças raras e risco de morte

Divulgação/Nat Geo

Paciente com doença que provoca perda progressiva de visão, na série Histórias Extraordinárias - Divulgação/Nat Geo

Paciente com doença que provoca perda progressiva de visão, na série Histórias Extraordinárias

PAULO PACHECO

Publicado em 16/9/2014 - 4h14

O canal pago Nat Geo estreia nesta terça-feira (16), às 22h30, a série Histórias Extraordinárias Brasil, produção que mostrará a rotina de pessoas que sofrem com doenças raras e constante risco de morte. Ossos de "vidro", anomalia facial e nanismo são alguns temas do programa. Cada episódio (oito no total) abordará uma anomalia. O programa começa com histórias de três mulheres portadoras da Doença de Stargardt, que provoca perda de visão progressiva.

Em tom documental, a série mostra trajetórias de superação e luta pela sobrevivência sem apelar para o sensacionalismo típico de programas que exploram pessoas com doenças raras. "Nossa preocupação foi sempre achar uma maneira de contar essas histórias de um jeito sensível, que o público se identificasse, pois são batalhas de superação", explica o diretor Luiz Ferraz.

Mais de 30 profissionais participaram da produção, desde a pesquisa até a finalização. Para ir atrás das histórias, a equipe viajou durante três meses, entre abril e junho deste ano, a cidades de São Paulo e Minas Gerais, como Santos, Praia Grande, Sorocaba, Piracicaba, Miracatu e Poços de Caldas.

"Sobre a pesquisa dos personagens, foi um trabalho constante também, pois não levantávamos apenas os casos, mas também médicos, famílias, psicólogos", conta o diretor. Histórias Extraordinárias foi produzida pela Dogs Can Fly, com produção-executiva de Ana Monte, direção de produção de Juliana Schwanz e direção de fotografia de Carlos Firmino.

Entre as histórias contadas na série, duas chamaram a atenção do diretor: um rapaz com distrofia muscular e uma família inteira portadora de uma doença rara de pele chamada Xeroderma Pigmentoso.

"São histórias de superação muito fortes, pois envolve grandes adaptações nas rotinas e nos estilos de vida dessas pessoas. E elas têm uma força impressionante, que realmente nos inspira", relembra Ferraz.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

TUDO SOBRE

TV Paga

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.