Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

ÂNCORA DA RECORD

'Não posso ser mais um peso', defende Gottino ao fugir de estereótipo na TV

REPRODUÇÃO/RECORD

Imagem de Reinaldo Gottino no Balanço Geral SP

Reinaldo Gottino no Balanço Geral SP; jornalista foge de estereótipo de programa policial na TV

Âncora do Balanço Geral SP, da Record, Reinaldo Gottino foge da cartilha dos apresentadores de programas com conteúdo policial. O jornalista acredita que "não pode ser mais um peso" na cabeça do público e, por isso, aposta na leveza para levar notícias que vão desde os crimes até as fofocas dos famosos. 

"Estou podendo fazer o que realmente acredito, sendo quem eu sou e sabendo da importância que tenho entrando na casa das pessoas. Elas já estão saturadas, com a saúde mental abalada. Não posso entrar ali e ser mais um peso na cabeça daquela pessoa, então tento amenizar um pouco, trazer um pouco de tranquilidade, mesmo em meio a algumas notícias ruins", afirma Gottino em entrevista ao Notícias da TV.

Após uma passagem pela CNN Brasil, o jornalista retornou à Record em junho de 2020 e reassumiu seu antigo posto: titular do jornal exibido na hora do almoço, o qual comanda desde 2014.

"Não sei o que vai acontecer no futuro, mas hoje estou muito feliz, muito satisfeito com o que estou fazendo na televisão, um papel muito importante. Um programa que tem um conteúdo policial, mas não sou o cara que vai pregar que bandido bom é bandido morto, meu discurso é outro, pagar o mal com o bem. Venho com outra mensagem, eles me dão liberdade para isso e não vou ficar apontando o dedo, gritando, xingando, falando um monte de coisa, se não é o que acredito", explica.

Durante a pandemia, além da mudança de emprego, o jornalista encarou mais um desafio: acostumado a contar a história dos outros, ele decidiu apresentar a sua própria trajetória no livro Você Pode Ser Grande (Record Entretenimento). "Não quero em nenhum momento que o título pareça algo arrogante. É uma frase que ouvi, e ela significa que você pode ser grande onde você está, no ambiente em que você vive", detalha.

"Sou um contador de histórias na televisão e fiquei muito feliz em poder contar a minha. É uma história simples, de um garoto da periferia que vivia em um ambiente onde as pessoas não tinham o hábito de fazer faculdade, mas ouvi essa frase uma vez, ela entrou na minha cabeça, fui estudar. Quero estimular isso nas pessoas, na garotada que está na periferia e, às vezes, não tem essa perspectiva e condições", comenta Gottino.

Não tenho uma história triste para contar, não passei fome, nada disso. Tive uma vida simples, meu pai era vendedor de carro, minha mãe tinha um salão de beleza no fundo de casa, e criei essa vontade de estudar, fiz três faculdades e vou fazer mais!

Formado em Ciência Política, Comunicação Empresarial e Jornalismo, Gottino conta que a próxima empreitada universitária será no curso de Educação Física. "Adoro esporte, quero me preparar! Quero estimular isso na molecada, é importante a gente falar para eles que só podemos ter um país melhor com gente que estuda", ressalta.

Você Pode Ser Grande - A Maior Lição que a Vida Me Ensinou é uma biografia publicada pela editora Record Entretenimento, tem 184 páginas e o preço sugerido é de R$ 44,90 para a edição física.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.