BASTIDORES
Divulgação/SBT
Silvio Santos em foto escolhida pelo SBT para homenagem; programação seguiu normalmente
Enquanto a Globo cancelou a programação tradicional para cobrir sobre a morte de Silvio Santos (1930-2024), o SBT manteve sua grade normal e exibiu desenhos durante a manhã até as 11h30. Na emissora, a atitude não é exatamente uma surpresa --a possibilidade de o comunicador partir sempre foi tratada como tabu nos bastidores. Agora que o dia chegou, os funcionários não sabiam como reagir nem o que fazer.
Silvio nunca gostou de ser notícia em vida, e isso segue valendo para sua morte. O Notícias da TV apurou com funcionários da emissora que ele teria solicitado que sua partida não ofuscasse um dia de leveza e descontração para seu público. Até adiantar material para um eventual obituário seria algo proibido na Redação.
A princípio, para respeitar o desejo do patrão, a proposta era não derrubar nenhum programa da grade deste sábado (17) para dar ao dono da emissora uma homenagem do tamanho que ele merece.
A equipe de Jornalismo, no entanto, tentou contornar essa decisão e entrar antes no ar, em vez de esperar o SBT Brasil, às 19h45. Às 11h30, a factual levou a melhor, e um desenho de Scooby-Doo foi interrompido para o plantão noticioso.
Não seria a primeira vez que o SBT seguiria a vida normalmente, apesar de uma notícia desse tamanho. A internação inicial de Silvio Santos, em 17 de julho, chegou a ser negada pela própria emissora em um primeiro momento.
Só no dia seguinte, quando não era mais possível evitá-la, a informação foi confirmada durante o matinal Chega Mais, mas com uma breve nota da assessoria, sem muito alarde.
O primeiro pronunciamento do SBT sobre o tema foi uma nota divulgada em suas redes sociais e disparada pela assessoria de imprensa, que tenta manter um tom positivo e esperançoso. Confira:
"Hoje o Céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros. A família é muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria.
Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos.
Aquele sorriso largo e voz tão familiar será para sempre lembrada com muita gratidão. Descanse em Paz, que você sempre será eterno em nossos corações."
Um dos maiores ícones da televisão brasileira, Silvio Santos morreu na manhã deste sábado (17) aos 93 anos. O apresentador foi internado em julho com diagnóstico de H1N1 e voltou a ser hospitalizado em 1º de agosto, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Apesar de nunca ter anunciado oficialmente a sua aposentadoria, ele estava afastado das gravações desde setembro de 2022. A causa da morte foi broncopneumonia causada pelo H1N1.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.