Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

LUTO

Morre Mário Petrelli, empresário que levou SBT e Record para região Sul do Brasil

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Mário Petrelli em foto publicada pela NDTV Record TV no Instagram em 22 de abril de 2020

Mário Petrelli em foto publicada pela NDTV Record TV no Instagram; morte aos 84 anos após parada cardíaca

REDAÇÃO

Publicado em 22/4/2020 - 20h26

Mário Petrelli, empresário que levou o SBT e a Record para a região Sul do Brasil, morreu na manhã desta quarta-feira (22), aos 84 anos, em Florianópolis. Ele estava internado no Hospital Baía Sul após passar mal em sua casa. O comunicador teve uma parada cardíaca decorrente de hemorragia durante procedimento de endoscopia e não resistiu.

Natural de Florianópolis, Mário José Gonzaga Petrelli nasceu em 31 de maio de 1935. Aos 15 anos, mudou-se para Curitiba, onde cursou a Universidade Federal do Paraná e formou-se em Direito, em 1959.

Em Curitiba, foi repórter dos jornais O Dia e A Tarde. Em 1975, ele fundou a RIC (Rede Independência de Comunicação), um dos maiores grupos do setor no Sul do país.

A RIC TV, sediada em Curitiba, no Paraná, foi fundada em 1987 por Petrelli e se tornou afiliada à Record em 1995. Na década de 1980, o empresário e Carlos Joffre do Amaral formaram o Sistema Catarinense de Comunicações, com sede em Lages, em Santa Catarina. Nos anos 1990, a empresa representou um grupo de afiliadas do SBT.

Em 2007, o grupo de Petrelli unificou suas empresas de comunicação no Paraná e em Santa Catarina com o nome de RIC. Com a fusão, deixou de transmitir o SBT e filiou-se de vez à Record. No ano de 2019, o comunicador fundou o Grupo ND, um conglomerado de mídia, do qual era presidente emérito.

O velório do empresário será nesta quinta-feira (23), a partir das 8h, na Capela Divino Espírito Santo. O enterro será no Cemitério Itacorubi, em Florianópolis.

Luto na comunicação

O SBT Santa Catarina, que atualmente pertence ao Sistema Catarinense de Comunicações, emitiu nota de pesar sobre Petrelli, definindo o empresário como "um homem visionário, um grande entusiasta da comunicação que, através de seu trabalho, construiu um dos mais respeitados grupos de mídia do país". Leia a íntegra:

"O Sistema Catarinense de Comunicações e a família Amaral expressam o seu mais profundo pesar em decorrência do falecimento do Dr. Mario José Gonzaga Petrelli, fundador e presidente emérito do Grupo ND, ocorrido nesta quarta-feira, 22 de abril, em Florianópolis.

O Dr. Mário Petrelli foi um homem visionário, um grande entusiasta da comunicação que, através de seu trabalho, construiu um dos mais respeitados grupos de mídia do país. Sua morte representa uma enorme perda para o setor, mas seu legado será sempre lembrado e reverenciado por todos os que, assim como nós, fazem comunicação com paixão e por missão de vida.

Nossas condolências e orações se unem a de todos os amigos, familiares e funcionários que sentem a perda de um grande amigo."

A Record TV também lamentou a morte do fundador da RIC. Leia a íntegra:

"A Record TV lamenta profundamente o falecimento do fundador da Rede Independência de Comunicação, Mário Petrelli. Afiliada a Record há mais de 30 anos, a RIC TV perde seu presidente emérito e um dos maiores empresários de comunicação do Brasil, que faleceu aos 84 anos, em Florianópolis, quando se recuperava de uma cirurgia cardíaca. 

Expressamos nossas condolências aos familiares, amigos, funcionários e colaboradores do Grupo RIC."

Veja manifestações nas redes sociais:

Ver essa foto no Instagram

É com pesar que o GRUPO RIC informa a morte do seu Presidente Emérito, Mário Petrelli. ⠀ O empresário do setor de comunicação morreu hoje no início da tarde em Florianópolis, Santa Catarina aos 84 anos. ⠀ Ele estava internado no hospital Baía Sul, na capital catarinense, para onde foi encaminhado na noite de terça-feira (21), após passar mal em sua casa.⠀ O empresário sofreu uma parada cardíaca após fazer um procedimento de endoscopia. Há um mês, ele se recuperava de uma bem-sucedida cirurgia após implante de uma prótese no joelho. Mário Petrelli deixa esposa e 5 filhos.⠀ .⠀ .⠀ .⠀ .⠀ .⠀ ⠀ Mário José Gonzaga Petrelli nasceu em 31 de maio de 1935 em Florianópolis, Santa Catarina. Veio para o Paraná na década de 40. ⠀ Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 1959.Ainda estudante, trabalhou como repórter no jornal "O Dia" onde se especializou na cobertura política.⠀ Nas décadas de 60 e 70, Mário Petrelli se dedicou ao direito e se tornou um dos principais executivos de seguros do país. Em 1975, voltou à área de comunicação adquirindo uma emissora de rádio.⠀ E em 1987, começava a Rede Independência de Comunicação, fundada pelo empresário.⠀ O advogado e empresário foi responsável pelo crescimento na área de comunicação no Paraná e em Santa Catarina.

Uma publicação compartilhada por RIC Record TV (@ricrecordtv) em

Ver essa foto no Instagram

NOTA DE PESAR O Sistema Catarinense de Comunicações e a família Amaral expressam o seu mais profundo pesar em decorrência do falecimento do Dr. Mario José Gonzaga Petrelli, fundador e presidente emérito do Grupo ND, ocorrido nesta quarta-feira, 22 de abril, em Florianópolis. O Dr. Mário Petrelli foi um homem visionário, um grande entusiasta da comunicação que, através de seu trabalho, construiu um dos mais respeitados grupos de mídia do país. Sua morte representa uma enorme perda para o setor, mas seu legado será sempre lembrado e reverenciado por todos os que, assim como nós, fazem comunicação com paixão e por missão de vida. Nossas condolências e orações se unem a de todos os amigos, familiares e funcionários que sentem a perda de um grande amigo. #sccsbt

Uma publicação compartilhada por SCC SBT (@sccsbt) em

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.