CAMPANHAS NO WHATSAPP
Reprodução/Record
Xuxa Meneghel, Sabrina Sato e Ana Hickmann estrearam em 8 de março e já foram tiradas dos domingos
REDAÇÃO
Publicado em 8/4/2020 - 14h37
A estratégia de guerra para impulsionar a audiência da Record aos domingos virou motivo de piada nas redes sociais. Circula no WhatsApp um vídeo de 24 segundos com o enterro da nova programação da rede. O "superdomingo" anunciado em janeiro já saiu de cena após derrotas vexatórias para concorrência.
Apesar de a emissora do bispo Edir Macedo realmente ter sido obrigada a promover algumas mudanças na grade por causa da pandemia de coronavírus, o mico não passou despercebido. Em 8 março, há apenas um mês, Xuxa Meneghel, Ana Hickmann, Sabrina Sato estreavam na Record à frente de diferentes programas.
Mas as mudanças começaram ainda em março, mesmo com programas gravados e prontos para serem colocados no ar. O Hoje em Dia e o reality show The Four Brasil saíram de cena primeiramente, deixando somente o Domingo Show, de Sabrina Sato, para disputar a vice-liderança com o SBT, além do Hora do Faro e o Domingo Espetacular --atrações dominicais veteranas na grade da rede.
A atração da japonesa também não emplacou e teve sua duração reduzida pela metade, perdendo espaço para o batido seriado Todo Mundo Odeia o Chris (2005-2009). A insatisfação continuou diante dos resultados apresentados, e a Record tirou Sabrina Sato dos domingos de vez. A justificativa oficial é a pandemia do novo coronavírus, mas o fator audiência foi determinante.
No meme do funeral da programação, o "domingo todo novo" da emissora é comemorado com imagens de apresentadores dando gargalhadas, mas a alegria dá lugar a homens balançando um caixão e dançando.
Confira a paródia com o funeral da programação da Record:
No WhatsApp, críticos ferrenhos à Globo também alardeiam nesta semana uma campanha de quarentena da emissora. A imagem traz o comunicado: "Começa hoje em todo o Brasil a campanha para colocar a Globo em isolamento. Os brasileiros por 15 dias irão ligar suas TVs em outos canais. Essa medida se faz necessária no momento para conter o avanço dos casos de coronavírus. Repasse urgente!".
A emissora carioca é constamente alvo de paródias e de pedidos de boicote, a maioria espalhada em grupos de WhatsApp antes de chegar ao Twitter, Instagram e Facebook. Com o isolamento social, essas campanhas estão viralizando com ainda mais agilidade.
No entanto, é importante saber diferenciar memes de fake news. Com formato humorístico, as piadas virtuais também trazem ideias e conceitos, mas o objetivo é fazer uma sátira de um determinado assunto, uma brincadeira que deve ser uma válvula de escape, e não um propagador de mentiras.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.