GRANA NO BOLSO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
William Bonner na cobertura das eleições: marca de água que virou meme se empolga e vira anunciante
A Globo conseguiu capitalizar em cima de um meme criado sem querer durante o segundo turno das eleições presidenciais. A marca de água Minalba, que comercializa o produto em latinhas, decidiu fechar uma ação de merchandising com a emissora. William Bonner foi alvo de piadas na internet após abrir a embalagem durante a cobertura da apuração dos votos no mês passado.
O fato é inédito na história do conglomerado de mídia. Isso só foi possível porque a Minalba já tem uma parceria de algum tempo com a Globo para o fornecimento de água para os funcionários, principalmente em transmissões esportivas e gravações de programas de auditório.
Isso se explica: a Minalba é do grupo Edson Queiroz, dona da TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará. Ou seja, é um negócio "caseiro".
A marca decidiu colocar dinheiro em anúncio na emissora porque viu explodir o interesse do público na tal água em latinha que William Bonner tomou. Na transmissão realizada em 30 de outubro, o jornalista fez uma pausa para se hidratar após três horas de cobertura.
Enquanto Renata Lo Prete falava, foi possível ouvir o estalar da lata. Na internet, espectadores especularam que Bonner já havia decidido tomar cerveja para comemorar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva. Surpreso com a repercussão, o apresentador desmentiu no ar e fez até piadas em suas redes sociais.
"Teve uma hora que eu pedi para beber uma água, e as pessoas ouviram um barulho de latinha. Gente, a água é na latinha aqui para mim. Vocês acham mesmo que eu não ia beber água e ia beber outra coisa em uma apuração? Pelo amor de Deus. A internet é imperdoável, minha filha disse que está cheio de meme falando da latinha", disse o jornalista.
Foi por causa da repercussão que Globo e Minalba decidiram ampliar a parceria. Desde a semana passada, a marca de água em lata faz ações de merchandising dentro do Mais Você, comandado por Ana Maria Braga.
Com o afastamento da apresentadora, a propaganda foi feita nos últimos dias pelos seus substitutos, os jornalistas Fabrício Battaglini e Talitha Morete. O Notícias da TV apurou que os merchans da empresa continuarão até o fim do ano.
Segundo preço de tabela disponibilizado no site comercial da Globo, cada ação testemunhal no Mais Você tem o custo de R$ 400 mil para a empresa. O cachê dos apresentadores, seja Ana Maria ou os seus substitutos, são negociados à parte e individualmente pela área comercial.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.