CLIMÃO
REPRODUÇÃO/GLOBONEWS
Marcelo Cosme e Demétrio Magnoli no Em Pauta; âncora e comentarista protagonizaram climão
O Em Pauta de segunda (26) teve um climão entre o âncora Marcelo Cosme e Demétrio Magnoli. Repentinamente, o comentarista resolveu falar sobre a Bolívia e a coivara, técnica agrícola utilizada em comunidades tradicionais do país, e o apresentador pediu para que ele respondesse pertinentemente ao tema. O jornalista e sociólogo acusou o colega de não ouvi-lo, e o respondeu de maneira ríspida ao vivo.
Logo depois de uma fala do correspondente Ariel Palacios, Cosme convidou Demétrio Magnoli para se manifestar. Ao entrar em outro assunto, o comunicador o interrompeu. "Eu queria que você respondesse o que você queria falar naquela hora, que eu pedi para ouvir o Ariel antes", disse ele.
"É disso que eu estou falando, não posso?", retrucou o comentarista. "Ah, sim. Mas é que o Ariel falou sobre outro assunto, sobre a Bolívia, e você levantou o dedo. Eu pensei que você queria respondê-lo", ponderou o âncora.
"É, exatamente", afirmou de maneira grosseira. "Então vai, meu querido. Não precisa ficar assim, não. Pode falar tranquilamente. Você ficou bravo comigo?", disparou o apresentador, depois que o clima pesado já estava instaurado entre os dois.
"Não, eu estou tentando falar tranquilamente, mas você não está deixando, Marcelo", acusou Magnoli. "Demétrio, vamos manter aqui a cordialidade? Eu sou cordial com você, por favor, seja cordial comigo. Por favor", pediu o jornalista da GloboNews.
"Ouça, Marcelo. Ouça. Faça um esforço e ouça", rebateu o comentarista. "Então, fale, porque a palavra está com você, senhor", afirmou Cosme. Magnoli seguiu sua manifestação normalmente após a breve troca insultante.
Assista na íntegra ao momento que foi ao ar ao vivo:
Além de se posicionar rispidamente contra Marcelo Cosme, Demétrio Magnoli também já protagonizou algumas discussões com o comentarista Guga Chacra.
A mais recente aconteceu em julho. Em meio a comentários sobre as eleições legislativas da França, bem como o posicionamento político da candidata Marine Le Pen, o correspondente de Nova York perdeu a paciência com o jornalista radicado em São Paulo. "Estão normalizando a extrema direita", acusou.
"Eu já desisti de entrar nessa questão da extrema direita. Ela [Marine Le Pen] é extrema direita. Eu prefiro ficar com o Le Monde, The Economist, New York Times, Washington Post, com quase toda a imprensa mundial. Tenho orgulho de ser jornalista, cientista político, enfim, eu sempre sigo nessa linha porque é assim que ela é descrita, inclusive, na França", disparou Chacra, que subiu o tom da conversa por estar irritado.
"Normalizar uma xenófoba, islamofóbica, racista contra árabes é muito grave. A direita tradicional não prega essas coisas. A direita tradicional é o conservadorismo tradicional e não um discurso de ódio", acrescentou ele.
A pedido do apresentador Marcelo Cosme, Demétrio Magnoli rebateu as acusações. "Então, nós podemos fazer uma opção. Nós podemos demonstrar indignação moral. E uma outra opção é a gente explicar para as pessoas o que está acontecendo. Indignação moral é colocar um rótulo", retrucou.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.