CONCORRÊNCIA NA INTERNET
FABIO ROCHA/TV GLOBO
Sem projeto na Globo, Marcelo Adnet não vê futuro no humor da TV aberta: "Espaço caiu"
REDAÇÃO
Publicado em 14/1/2023 - 9h35
Cria da extinta MTV Brasil, Marcelo Adnet tem feito cada vez menos graça na TV aberta. Depois do sucesso no Central da Copa, durante o Mundial do Catar, o comediante se dedica ao cinema e não tem planos de voltar à telinha. Tudo porque, segundo ele, o formato dos programas de humor é ultrapassado e não tem mais fôlego.
"Eu falo do formato, dos programas, esse espaço na própria TV aberta só caiu. Ainda tem um programa ou outro, mas é bem menor o movimento. É menos gente fazendo humor na televisão", discursou.
Em entrevista a Patrícia Kogut, do jornal O Globo, o ator afirmou que o gênero está passando por uma adaptação das mídias. Para ele, o humor migrou para a internet, mas de forma menos profissional.
"Ali ele é muito guiado por algoritmos e por fazer muito conteúdo, aí tem um público infantil muito maior. E humor fica infantilizado. O humor de TikTok, do Kwai, por exemplo. É uma coisa surreal e, por que não dizer, de baixa qualidade? É até esperado, porque não há uma estrutura profissional. São pessoas com telefone. E cada internauta tem o seu humorista preferido em algum perfil, alguma arroba."
Adnet, que fez bastante sucesso com o Tá no Ar (2014-2019), revela ainda que os altos custos de uma produção na TV impedem novos investimentos na área. "Normalmente se faz essa produção [de programas de humor] com a lógica da dramaturgia: os cenários, a iluminação, os câmeras, os profissionais... Aí o que acontece? O humor fica muito caro."
"Existe um abismo grande entre o cara que está em casa, fazendo uma personagem mulher com uma camiseta na cabeça, que acontece muito, e uma produção em estúdio com profissionais", avalia.
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