Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CASO GEORGE FLOYD

Luciano Huck assume erro no Domingão e se desculpa por falta de reação

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Luciano Huck no quadro Quem Quer Ser Um Milionário, da Globo, no último domingo (4)

Luciano Huck no quadro Quem Quer Ser Um Milionário do último domingo (4): pergunta criticada

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 6/12/2022 - 14h44

Luciano Huck se desculpou por uma pergunta exibida no quadro Quem Quer Ser Um Milionário, exibido no último domingo (4). A questão abordava a morte de George Floyd (1973-2020), homem negro que morreu asfixiado por um policial nos Estados Unidos em 2020. Após o apresentador e o Domingão serem criticados nas redes sociais por racismo, o contratado da Globo assumiu o erro.

Huck foi cobrado no Twitter por Thiago Amparo, advogado e professor de direito internacional e direitos humanos na FGV (Fundação Getúlio Vargas). Ele compartilhou o print da pergunta no post.

"Qual destas frases foi dita por George Floyd antes de ser assassinado em 2020 e virou grito de protesto contra o racismo?", apontava a questão com quatro alternativas --a correta era "I can't breathe" (eu não consigo respirar). O competidor acertou a resposta que valia R$ 5 mil e seguiu no jogo.

A pergunta repercutiu mal. Thiago Amparo escreveu no Twitter. "Oi,
Luciano Huck. Sei que me segue aqui e já trocamos ideias! Vamos falar sobre essa pergunta?", questionou o advogado, que complementou:

Para pessoas negras, o caso do Floyd (e tantos outros Floyds brasileiros) é traumático ao ponto de fazer com que colocar suas últimas palavras num quiz de entretenimento seja inaceitável. Se quiser, você ou sua equipe, falar um pouco mais sobre isso, estamos aqui.

Horas depois, o advogado agradeceu a Huck. "Obrigado por me escrever no privado e começarmos este diálogo. Entendo que só veja as perguntas na hora mesmo e que já falamos sobre o tema racial em outros momentos. Seguimos aprendendo uns com os outros fora do Twitter, que está cheio de ódio. Grande abraço", disse.

O apresentador do Domingão também publicou uma resposta ao post com a crítica. "Você [Thiago Amparo] tem toda razão sobre a pergunta formulada. Estou cada vez mais consciente do quanto devo evoluir no letramento antirracista além da intenção. Não tenho acesso prévio às perguntas e desta vez não tive a presença de espírito para reagir de imediato. Errei. Peço desculpas. E vamos conversar", escreveu. Veja abaixo:

Veja vídeo:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.