Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DENTRO DA REDAÇÃO

Jornalistas da CNN Brasil denunciam pressão editorial e interferência de direção

DIVULGAÇÃO/CNN BRASIL

Foto dos estúdios da CNN Brasil, vazio, com a Redação ao fundo

Os estúdios da CNN Brasil em São Paulo; canal de notícias afirmou que tem 'práticas rígidas'

DANIEL FARAD, IVES FERRO e JOSÉ VIEIRA

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 15/6/2023 - 21h03
Atualizado em 15/6/2023 - 21h53

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) revelou nesta quinta (15) ter recebido denúncias de profissionais que sofreram pressão editorial da direção da CNN Brasil. Os funcionários reclamaram de interferência empresarial dentro da Redação, com demissões após reportagens que teriam desagradado membros dos três poderes. Em nota, o canal de notícias afirmou que "pratica as mais rígidas condutas da ética jornalística". 

Outro lado: a empresa reforçou ao Notícias da TV que cumpre as diretrizes globais da CNN internacional e que está à disposição do sindicato. "O respeito inegociável a estas diretrizes e às boas práticas de jornalismo pautam a atuação da CNN Brasil", diz o comunicado. [leia a íntegra no final do texto]

De acordo com o SJSP, funcionários relataram que a chegada do empresário João Camargo à presidência do grupo coincidiu com "tentativas inaceitáveis de interferência empresarial no trabalho jornalístico dos profissionais da emissora". 

Um dos casos mais graves teria ocorrido em 1º de junho, quando a Polícia Federal realizou operação para investigar irregularidades na compra de kits de robótica em Alagoas.

O CNN 360 divulgou que as autoridades haviam encontrado um cofre com R$ 4 milhões em dinheiro vivo na casa de um ex-assessor do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. A notícia recebeu uma errata porque a própria PF corrigiu a informação inicial. 

Segundo as denúncias, a direção da CNN Brasil teria exigido a revelação de quem havia passado a informação para os jornalistas. Os profissionais resistiram às pressões. "A atitude é uma clara tentativa de quebra do sigilo de fontes, base do trabalho jornalístico", acusou o sindicato, ressaltando que o sigilo é uma garantia constitucional.

O SJSP ainda apontou que "coincidentemente ou não" Lira foi convidado para um jantar em 5 de junho pelo Esfera Brasil, que tem Camargo como presidente do Conselho de Administração. A organização promove uma série de debates sobre a realidade socioeconômica do país e se descreve como "apartidária e independente".

Leia a nota da CNN Brasil na íntegra:

A CNN Brasil reafirma que pratica as mais rígidas condutas da ética jornalística, além do cumprimento irrestrito das diretrizes globais da CNN Internacional. O respeito inegociável a estas diretrizes e às boas práticas do jornalismo pautam a atuação da CNN Brasil, que com apenas três anos de atuação no País, é referência em credibilidade, relevância e qualidade. A CNN Brasil ainda reforça que sempre esteve e segue de portas abertas e à disposição do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.