Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

JESSICA SENRA

Jornalista da Globo usa JN e Renata Vasconcellos para divulgar sua marca de joias

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Jessica Senra e Renata Vasconcellos se abraçam no estúdio do Jornal Nacional

Jessica Senra presenteou Renata Vasconcellos com uma joia de sua confecção ao participar do Jornal Nacional

GABRIEL PERLINE

Publicado em 14/9/2019 - 5h32
Atualizado em 14/9/2019 - 18h13

Jessica Senra, apresentadora do Bahia Meio Dia, da TV Bahia, aproveitou sua escalação para o rodízio de âncoras do Jornal Nacional não somente para tietar Renata Vasconcellos e William Bonner, mas também para divulgar sua marca de joias. O gesto da jornalista esbarrou em um tópico do Código de Ética e Conduta do Grupo Globo.

A baiana publicou em seu Instagram uma sequência de fotos em que aparece presenteando Renata Vasconcellos com uma joia que ela mesma confeccionou. O mimo foi entregue com muita euforia dentro do estúdio do Jornal Nacional, como mostram as imagens em suas redes sociais.

Tudo seria encarado como um gesto de simpatia se Jessica Senra tivesse se limitado a se mostrar presenteando a colega. Mas, na legenda das fotos com Renata, ela acabou divulgando o perfil de sua marca de joias no Instagram e incentivou seus 286 mil seguidores a visitarem a página de sua joalheira.

"Minha mãe me ensinou a nunca chegar na casa de alguém de mãos vazias. Imagina chegar na 'casa' de duas pessoas que você admira?! Tinha que levar algo especial, único como eles são, que marcasse esse momento para a vida inteira. Então eu mesma fiz este presente. E pela reação de Renata Vasconcellos, ela gostou de receber tanto quanto eu gostei de fazer! No perfil @jessicasenra_joalheria eu mostro o passo a passo deste presente e o resultado. E também o presente que levei para Bonner", escreveu a apresentadora da afiliada da Globo na Bahia.

Algumas das mesmas imagens publicadas em sua conta pessoal foram replicadas na página comercial de sua joalheria, mas com uma legenda um pouco mais publicitária que a anterior.

"A reação de Renata Vasconcelos quando recebeu a joia feita exclusivamente pra ela! As fotos seguintes mostram os passos da confecção da pulseira e da abotoadura de Bonner. Mais detalhes nos Stories", disse na legenda, acompanhada da hashtag #JN50, usada em comemoração dos 50 anos do Jornal Nacional, motivo que levou Jessica Senra à bancada do principal noticiário do país.

Usar o posto de prestígio, o cenário do Jornal Nacional e a imagem de Renata Vasconcellos para promover sua joalheria batem de frente com uma das normas do Código de Ética e Conduta do Grupo Globo. No capítulo intitulado Conflito de Interesses, é exposto que atitudes como a de Jessica Senra não são permitidas.

"É vedado a qualquer Integrante usar a visibilidade ou o prestígio do Grupo Globo, assim como seu cargo ou função para influenciar alguém ou obter vantagem pessoal, seja patrimonial ou de outra natureza", diz o Código.

Embora não tenha enriquecido diretamente, Jessica adquiriu mais de 33 mil novos seguidores no Instagram desde que apareceu no Jornal Nacional, saltando de 253 mil para 286 mil fãs em uma semana, e mais de 5 mil seguidores no perfil de sua joalheria --"o que caberia no quesito vantagem pessoal de outra natureza".

De acordo com a ferramenta CrowdTangle, esse foi o maior crescimento desde que Jessica abriu seu perfil na rede social. Ou seja, ela aumentou em 13% a base de potenciais clientes para seus produtos.

A reportagem procurou a Globo para comentar o caso e questionou a emissora se Jessica Senra foi autorizada a fazer publicidade de sua joalheria usando o cenário do Jornal Nacional e também a imagem de Renata Vasconcellos, mas a emissora disse que ela não comercializa seus produtos.

"Jessica Senra explicou que faz joias por hobby e não comercializa os produtos, que faz apenas para ela e para amigos. Que [ela] não tem postos de venda, empresa registrada para isso ou e-commerce. E que inclusive esclarece que não vende os produtos quando alguém pergunta sobre as joias no perfil do Instagram", informou a Globo por meio de nota.

Jessica se nomeia como aprendiz de ourivesaria e recentemente reformou uma parte de sua casa, em Salvador (BA) para ampliar seu ateliê.

Embora afirme que pratica a arte apenas como hobby, ela já aceitou encomendas de amigos e parentes. Em uma delas, foi convidada a produzir uma joia usada pelo cantor Xanddy, vocalista do Harmonia do Samba, no último Carnaval de Salvador, e também um par de alianças. 

Após a publicação deste texto, a jornalista alterou o texto do perfil de sua joalheria no Instagram, reforçando que não comercializa as peças. "Aprendiz de joalheira dando os primeiros passos nesta arte apaixonante! Este perfil é apenas para expor um hobby, as joias não estão à venda", diz a página da marca.

Mais lidas

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.