Quem matou o piloto?
Reprodução
Em um um palco com 'auditório', Luiz Felipe Scolari é entrevistado em gravação de piloto do novo Fantástico
DANIEL CASTRO
Publicado em 9/4/2014 - 20h37
Atualizado em 10/4/2014 - 6h52
É muito tenso o clima no Jornalismo da Globo. As investigações para apurar responsabilidades sobre o vazamento do piloto do novo Fantástico, que estreia dia 27, instauraram um clima de terror na emissora nesta semana. O medo começou no Fantástico e se espalhou por outras redações do Rio e até para afiliadas.
No Rio, um chefe avisou seus subordinados que cabeças vão rolar. Até profissionais que não têm nada a ver com a história temem ser demitidos. Suas senhas podem ser encontradas nas investigações. Como numa investigação de "quem matou?" de uma novela, jornalistas e profissionais de tecnologia da informação têm sido chamados para "depor". Outros se sentem ameaçados apenas pelo clima de "caça às bruxas". A investigação já foi apelidada de "CPI do vazamento do Fantástico".
Na última sexta-feira, um vídeo de 45 minutos do novo Fantástico foi transmitido na internet por um grupo de jovens adoradores de televisão. Os "black blocks da TV" usaram um canal da plataforma Justin.TV, o AbsurdaTV, para uma transmissão em streaming, vista por cerca de 200 pessoas. Um segredo guardado a sete chaves há quase dois anos caiu na rede três semanas antes de ser revelado ao público. Veja imagens no final deste texto.
O vazamento deixou furiosos executivos da Globo. Como um piloto de um novo programa vaza de uma das maiores emissoras do mundo? Quem vazou? Quais os pontos vulneráveis da emissora? Exigem punições exemplares, para que isso não volte a acontecer.
Segundo um dos integrantes do grupo que fez a transmissão na internet, o vídeo foi obtido de uma fonte que teve acesso a um ambiente de intranet da Globo para troca de vídeos entre programas e afiliadas. Na investigação, a Globo quer saber por que o piloto do Fantástico foi parar nessa espécie de intranet e quais senhas acessaram o material.
O piloto revela um Fantástico em novo formato. O programa passará a ser apresentado de uma redação-estúdio, que terá sofás, telões e um palco, onde poderão ser feitas projeções holográficas e gráficas e realizados pequenos shows e entrevistas com um "auditório" formado pelos jornalistas do programa. O piloto também mostra os jornalistas do programa discutindo as reportagens em produção.
Em nota no sábado (4), a Globo afirmou ter sido vítima de um "crime" de "furto de conteúdo protegido".
LEIA TAMBÉM
Novo Fantástico ganha palco, cavalinhos falantes e emoticons
Globo se diz vítima de crime e que novo Fantástico foi furtado
Game of Thrones lidera audiência no Brasil graças a versão dublada
Em Família: Alice se joga no mar ao descobrir que é filha de estupro
Mulher | Conheça a dieta que fez Beyoncé e Gugu Liberato secarem
Após crise e reclamações, Globo tira do ar 'Momentos' de Em Família
Bispos da Record deixam a barba crescer para pagar promessa
Novo programa chama Globo de censora e ditatorial, mas só na web
Cena secreta de Em Família revela que Helena abortou filho de Laerte
Preocupada com nova novela, Globo descarta encurtar Em Família
► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.