Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

GRADE VOADORA

Greve dos caminhoneiros faz Globo virar Record e mudar programação sem aviso

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A repórter Jacqueline Brazil, no Globocop, durante entrada ao vivo em edição mais longa do SP1 - REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A repórter Jacqueline Brazil, no Globocop, durante entrada ao vivo em edição mais longa do SP1

GABRIEL SOUZA

Publicado em 30/5/2018 - 18h44

Por uma intensa cobertura da greve dos caminhoneiros e para conter o crescimento da Record, a Globo está mudando sua programação sem nenhum aviso ao telespectador, estratégia muito usada por suas concorrentes. O matinal Bem Estar já não é exibido há quatro dias. Nesta quarta (30), a novela Celebridade entrou no ar duas horas antes do previsto, no horário normalmente ocupado pela Sessão da Tarde.

O último dia em que a Globo veiculou sua programação normal foi na quinta-feira (24), quando se limitou a exibir um flash do Jornal Hoje durante o Vídeo Show, noticiando os primeiros impactos da greve dos caminhoneiros. 

Na sexta-feira (25), quando o Mais Você empatou com o Fala Brasil, da Record, a emissora cancelou o Bem Estar e exibiu uma edição especial do SP1. O Encontro, apresentado na sequência, durou apenas 16 minutos. Deu lugar às 11h05 a uma edição estendida do SP1. 

No sábado (26), o É de Casa foi tirado do ar após 57 minutos de exibição e cedeu espaço a um especial do Jornalismo. O programa, que tem entre seus apresentadores os jornalistas Zeca Camargo e Patrícia Poeta, costuma ocupar três horas da programação de sábado. Com um quadro sobre cachorros enquanto a Record cobria a greve, chegou a ter menos da metade da audiência da concorrente.

Em pleno dia da final da Liga dos Campeões da Europa, o Globo Esporte não entrou no ar. Foi trocado por uma edição maior do SP1. A emissora também cancelou a segunda parte do Caldeirão do Huck, que seria exibida após a partida entre Liverpool e Real Madrid, para continuar a cobertura dos protestos dos caminhoneiros. 

No domingo (27), após o GP de Mônaco da Fórmula 1 perder para a Record, que trocou reprises de desenhos e de programas de humor pela greve, a emissora destinou quase todo o Esporte Espetacular aos caminhoneiros. Para exibir dois especiais sobre a greve, antes e depois da transmissão do Campeonato Brasileiro, cancelou a sessão de filmes Temperatura Máxima.

Na segunda (28), substituiu integralmente seis programas (Mais Você, Bem Estar, Encontro, Globo Esporte, Vídeo Show e Malhação) pela cobertura especial e encerrou a Sessão da Tarde às pressas. Quem estava assistindo a Se Eu Fosse Você 2 teve o filme cortado após apenas 31 minutos. Sem nenhuma desculpa.

Na terça (29), apenas Malhação voltou ao ar, mas perdeu a liderança para o Cidade Alerta, da Record, durante 16 minutos. 

Nesta quarta, Mais Você, Encontro e Globo Esporte voltaram ao ar, mas em horários diferentes dos habituais e com espaço para entradas do Jornalismo. No lugar do Bem Estar, foi veiculada uma edição extra do Jornal Hoje, que também ocupou o horário do Vídeo Show.

A novela Celebridade entrou no ar às 14h41, duas horas antes do previsto na programação do site da Globo. Suas 2 horas e 27 minutos de duração, quase o dobro do habitual, serviram para condensar oito capítulos da versão original da trama, exibida entre 2003 e 2004. A reprise, que já estava sendo picotada, será substituída por Belíssima, que estreia na próxima segunda-feira (4).

Acompanhar os programas da Globo virou um desafio para o telespectador. Até a publicação desta reportagem, a grade de programação no site oficial não havia sido atualizada com as mudanças dos últimos dias.

Procurada pelo Notícias da TV, a Globo diz que "por causa da cobertura jornalística da greve dos caminhoneiros, foram feitos ajustes na grade nos últimos dias".

Leia também

Enquete

Você gostou dos primeiros capítulos de Verdades Secretas 2?

Web Stories

+
Como aconteceu acidente com Alec Baldwin que matou fotógrafa no set de novo filmeCinco casais que se formaram no Casamento às Cegas Brasil e você não sabiaElenco de Verdades Secretas 2: Conheça os novos personagens da novelaOutubro Rosa: Conheça cinco famosas que venceram o câncer de mamaAlém de José de Abreu: Sete atores brasileiros que se aventuraram na política

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas