Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Eleições 2014

Globo tentou fazer debate só com candidatos nanicos de madrugada

Adriana Spaca/Notícias da TV

Pastor Everaldo e Levy Fidelix se cumprimentam antes do debate da Globo na última quinta-feira, no Rio - Adriana Spaca/Notícias da TV

Pastor Everaldo e Levy Fidelix se cumprimentam antes do debate da Globo na última quinta-feira, no Rio

DANIEL CASTRO

Publicado em 3/10/2014 - 19h27
Atualizado em 4/10/2014 - 9h00

Maior evento político da campanha eleitoral de 2014, o debate promovido pela Globo na última quinta-feira deveria reunir apenas Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves. Era o que pretendia a emissora até algumas semanas atrás.

A Globo articulou com os partidos para realizar dois debates: um com os três candidatos mais bem posicionados nas pesquisas e outro com os quatro nanicos (Pastor Everaldo, Luciana Genro, Eduardo Jorge e Levy Fidelix). O encontro com os três protagonistas da campanha seria na quinta-feira, no horário nobre. O dos nanicos seria de madrugada, após o Programa do Jô, por volta das 2h, em outra data.

A emissora chegou a consultar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre a legalidade da separação dos sete presidenciáveis que têm direito por lei a participar de debates na TV. Obteve resposta positiva. Poderia levar a ideia adiante, desde que dois terços dos presidenciáveis concordassem.

A Globo desistiu da proposta quando soube que o PSOL de Luciana Genro sequer admitia conversar sobre a possibilidade de a candidata não poder discutir com Dilma, Marina e Aécio. Diante do risco de algum candidato nanico se sentir prejudicado e conseguir uma liminar para participar do debate com os protagonistas da campanha presidencial, a emissora abortou o projeto de confrontar apenas quem realmente pode ser o próximo presidente do país.

Procurada, a Globo não se manifestou.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.