Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
twitter
Instagram
YouTube

Sem repeteco

Globo proíbe atores de atuarem em duas produções ao mesmo tempo

Divulgação/TV Globo

Mariana Ximenes em Haja Coração e em Supermax: atriz ficará no ar em novela e série - Divulgação/TV Globo

Mariana Ximenes em Haja Coração e em Supermax: atriz ficará no ar em novela e série

DANIEL CASTRO

Publicado em 15/8/2016 - 6h34

Durante sete semanas, entre setembro e novembro, o telespectador da Globo verá Mariana Ximenes e Cleo Pires simultaneamente em duas produções. Elas estarão na novela das sete, Haja Coração, e na série Supermax, que estreia no dia 20 do mês que vem e será exibida toda terça até o final do ano. Será a última vez que duas atrizes (ou atores) interpretarão personagens diferentes ao mesmo tempo no horário nobre. A Globo proibiu esse tipo de repeteco, o que tem criado uma dificuldade a mais na hora de escalar elencos.

A direção impôs a regra porque avalia que a aparição dupla tira a credibilidade dos personagens das novelas e desgasta o ator desnecessariamente. Assim, um profissional não poderá mais fazer a novela das nove, por exemplo, e atuar ao mesmo tempo em uma série ou no Zorra, exibida logo depois, como aconteceu com Fabiana Karla em 2013 (ela estava em Amor à Vida e Zorra Total).

A regra, na verdade, não é nova. Já existia nos anos 1990, quando a emissora era comandada por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho. Nos anos 2000, houve um relaxamento, e passaram a ser permitidas participações especiais em novelas de atores de elencos fixos de séries ou humorísticos. Em 2014, quando assumiu a direção de teledramaturgia diária da Globo, Silvio de Abreu pediu para a norma ser reimplantada.

Cleo Pires em Supermax e em Haja Coração: prisioneira na série e mulher descolada na novela

No caso de Mariana Ximenes e Cleo Pires, a dupla aparição foi inevitável. Isso porque Supermax foi gravada no ano passado. Quando as atrizes foram escaladas para Haja Coração, ainda não se sabia quando a série seria exibida. Por uma questão estratégica, decidiu-se transmiti-la agora.

Apesar dessa "falha", a norma tem sido aplicada com certo rigor. A série Zózimo, por exemplo, teve sua previsão de estreia adiada setembro do ano que vem porque porque Vladimir Brichta e Regiane Alves, que estarão no elenco, farão antes as próximas novelas das sete e das oito, respectivamente Rock Story e A Lei do Amor.

A regra, contudo, não vale para humorísticos. A partir de outubro, Fabiana Karla e Dani Calabresa, por exemplo, estarão no ar no Zorrra, aos sábados, e na Escolinha do Professor Raimundo, aos domingos.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro

Leia também


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas

Enquete

O que você quer ver no retorno de Amor de Mãe?