MARIANO BONI
KELLY FUZARO/TV GLOBO
O diretor Mariano Boni, de Variedades, na Globo; executivo estava na emissora há 34 anos
A Globo promoveu nesta terça-feira (23) uma nova reestruturação interna e marcou o fim de um longo ciclo. Após 34 anos, o diretor Mariano Boni deixa o comando de Variedades e se despede da empresa. Ele será substituído por Cláudio Marques, até então editor-chefe do Jornal Hoje. As mudanças fazem parte de um movimento maior, que também amplia a atuação do setor de humor, agora com foco em projetos infantojuvenis.
Mariano chegou à emissora em 1991, como produtor e editor do Fantástico. Ao longo das décadas, assumiu cargos de destaque no Jornal Nacional, Jornal da Globo, na Redação de São Paulo e no núcleo de Brasília.
Em 2018, migrou para os Estúdios Globo e ficou responsável por atrações como Mais Você, Encontro, É de Casa e Conversa com Bial. De acordo com a empresa, a decisão foi tomada em comum acordo. Boni agora pretende se dedicar a projetos autorais.
Com a saída, Cláudio Marques assume a direção de Variedades. O veterano já passou por afiliadas e por programas como o SPTV e o próprio Jornal da Globo. Desde 2018, estava à frente do Jornal Hoje. A emissora destaca sua experiência com atualidades e jornalismo como ponto forte para renovar o portfólio de programas diários e talk shows.
Fernando Rinco, até então editor-chefe adjunto, assume o Jornal Hoje. Ele começou na Globo como editor internacional e participou de grandes coberturas, como o terremoto no Haiti e o conclave que escolheu o Papa Francisco (1936-2025). Também é um dos roteiristas da série documental Boate Kiss – A Tragédia de Santa Maria (2023), sucesso no Globoplay.
Outra novidade é a expansão do gênero humor, agora também responsável pelo desenvolvimento de projetos voltados ao público jovem. A diretora Patrícia Pedrosa passa a liderar a criação de conteúdos infantojuvenis para a TV aberta, Globoplay e canais pagos, incluindo formatos de dramaturgia, variedades, música e games.
As mudanças foram anunciadas em comunicados internos assinados por Amauri Soares, diretor-executivo da TV Globo e dos Estúdios Globo, e por Ricardo Villela, diretor-geral de Jornalismo da emissora.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.