TEM SALVAÇÃO?
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Ivan (Renato Góes) em cena de Vale Tudo: novela das nove virou folhetim menos visto da Globo
O remake de Vale Tudo ainda nem completou dois meses no ar, mas já deixou de ser uma dorzinha de cabeça e virou uma grande enxaqueca para a Globo. A novela das nove não para de afundar na audiência nem de ser superada pelos outros folhetins da emissora. Agora, além de fracassar na Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país, dá vexame no Brasil inteiro.
Segundo novos dados da Kantar Ibope, o folhetim assinado por Manuela Dias por pouco não ficou de fora do Top 5 dos programas mais vistos da TV brasileira na semana de 12 a 18 de maio; ela conseguiu um nada agradável quinto lugar no PNT (Painel Nacional de Televisão), que considera as 15 regiões metropolitanas mais importantes do país.
Tradicionalmente, a novela das nove da Globo ocupa o posto de atração com mais espectadores da TV, mas Vale Tudo tem vivido uma situação bem diferente. O remake registrou média de apenas 21,7 pontos no mercado nacional com os capítulos de segunda (12) a sexta (16) --os episódios exibidos aos sábados são classificados à parte no ranking da Kantar.
No período em questão, a atração que teve mais público foi a segunda edição do Praça TV (o jornal local de cada região, como o SP2 ou o RJ2). O noticiário teve média de 23,6. A diferença de 1,9 ponto significa que 1,3 milhão de espectadores viram o jornal, mas não a história de Raquel (Taís Araujo).
Depois, empatados com 22,7 pontos, vieram o Jornal Nacional e a novela Dona de Mim, que está consolidada como o produto de ficção mais assistido da TV brasileira desde a sua estreia, em 28 de abril.
Já Garota do Momento ficou com o quarto lugar, com uma média de 22,5 --ou seja, mais de 550 mil pessoas que veem a trama de Beatriz (Duda Santos) e Beto (Pedro Novaes) não acompanham Vale Tudo na TV.
Os índices divulgados pela Kantar Ibope jogaram um balde de água fria nos diretores da Globo, já que a emissora havia adotado um discurso de que a medição feita pelo instituto é ultrapassada e não considera que o público tem acompanhado a programação no Globoplay ou até no TikTok, como afirmou Amauri Soares com exclusividade ao Notícias da TV no fim de abril.
Embora não haja nenhuma dúvida de que os brasileiros estão consumindo conteúdo audiovisual de outras maneiras, e não mais apenas pelo televisor colocado na sala de casa, os dados deixam claro que Vale Tudo enfrenta uma rejeição do público --afinal, a métrica não pode ser questionada pela direção da Globo apenas para a novela das nove, mas abraçada pelos executivos quando traz números positivos para as tramas das seis e das sete.
A situação é tão dramática que a Globo deve acelerar a divulgação interna dos resultados dos grupos de discussão que promoveu para entender por que a novela não deu certo. Uma reunião de emergência está marcada para ocorrer ainda nesta quinta (22), em uma tentativa de estancar a sangria do público.
O problema é que, para economizar na produção, a emissora passou a pedir aos seus autores que entreguem uma boa frente de capítulos. Em março deste ano, antes mesmo da estreia de Vale Tudo, a escritora Manuela Dias afirmou que já havia finalizado mais da metade dos episódios do folhetim.
Se a direção decidir que a autora precisará mexer na história para tentar trazer a audiência de volta, ela terá de jogar boa parte do material já produzido no lixo. É um pesadelo que a Globo já havia encarado com a fracassada Mania de Você, antecessora de Vale Tudo no horário das nove. Pelo visto, ninguém na emissora aprendeu a lição de que o barato pode sair muito caro...
Aliás, Vale Tudo corre o risco até de ficar atrás da criação de João Emanuel Carneiro e pegar para si o título de pior novela das nove da história da Globo. Em seus primeiros 44 capítulos, o remake teve média de 21,9 pontos na Grande São Paulo. No mesmo período, Mania de Você ficou com 21,6.
Como a reportagem já havia revelado, a Globo ainda tem esperanças de que Manuela Dias conseguirá virar o jogo, como havia feito em Amor de Mãe (2019). Mas o tempo da escritora está se esgotando, assim como a paciência dos executivos com ela.
Nos bastidores, já há quem considere que encurtar a novela pode ser mesmo a melhor saída para evitar um cenário ainda mais devastado para Aguinaldo Silva. A estreia de Três Graças está prevista para 20 de outubro, mas não será surpresa para ninguém se a Globo decidir adiantar a história para setembro.
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Vale Tudo: Capítulos da novela das nove da Globo - 22 a 31/5
Quinta, 22/5 (Capítulo 46)
Bartolomeu avisa a Raquel que um crítico de gastronomia visitará o restaurante. Maria de Fátima recebe um anel de compromisso de César. Afonso decide não trabalhar mais na TCA. Poliana, Raquel e Gilda comemoram seu restaurante ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.