Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VIROU PIADA

Globo acende alerta após erro bizarro na transmissão de Vasco x Cruzeiro

DIVULGAÇÃO/VASCO

Morato e Ramon, do Vasco e do Cruzeiro, disputam bola em jogo pela Série B do Campeonato Brasileiro

Jogadores de Vasco e Cruzeiro: Globo cometeu erro bizarro em partida da Série B do Brasileirão

GABRIEL VAQUER, colunista

vaquer@noticiasdatv.com

Publicado em 20/9/2021 - 13h46

A Globo ficou preocupada com o erro grave que aconteceu na transmissão de Vasco x Cruzeiro no último domingo (19), pela Série B do Campeonato Brasileiro. A equipe que fez o jogo não notou que um gol do cruzmaltino foi anulado e informou o placar da partida, que terminou em 1 a 1, de forma errada. A emissora pediu desculpas, mas discutirá o assunto internamente.

Segundo apurou o Notícias da TV, nesta segunda-feira (20) executivos da emissora vão falar sobre o problema na reunião semanal que ocorre entre eles. O objetivo é tentar encontrar uma forma de minimizar ao máximo erros como esse e impedir que eles aconteçam novamente.

A reunião vai acontecer porque a Globo ainda fará vários jogos com narrações a partir dos estúdios. Não existe qualquer previsão de retorno aos estádios, o que impediria com muito mais facilidade que uma gafe como essa acontecesse. A mais otimista projeção dá conta de que narradores e comentaristas voltem a frequentar as praças esportivas no fim do primeiro semestre de 2022.

A falha aconteceu aos 47 minutos do segundo tempo, no momento em que o árbitro André Luiz de Freitas Castro anulou o gol marcado por Daniel Amorim, do Vasco. O time vencia por 1 a 0. Nas imagens da transmissão, não foi possível notar que o lance era irregular, o que induziu narradores e o público a acreditar que aquele seria o segundo gol vascaíno.

Dois minutos depois, aos 49 da etapa final, o Cruzeiro chegou ao empate com Ramon, mas o lance foi relatado nas transmissões como sendo o gol que diminuiu a vantagem do Vasco. Locutores e comentaristas chegaram a criticar a celebração dos jogadores do Cruzeiro – como se eles não tivessem urgência de buscar o empate. Somente depois o erro foi reconhecido e desculpas foram pedidas pelo equívoco.

Como ocorreu o erro?

A coluna apurou que a sequência foi a seguinte: a direção de TV (que controla as imagens que vão ao ar) não exibiu as cenas para a equipe de narração e comentaristas, que não notaram a anulação do gol. A coordenação da transmissão, tanto em TV aberta como na TV paga, também não prestou atenção na geração bruta de imagens e não informou sobre a anulação do gol vascaíno.

Por fim, também houve erro na equipe de produção e reportagem em campo. Os repórteres demoraram a notar a anulação do gol do atacante Daniel Amorim porque estavam em locomoção no momento. Ou seja, foi um problema generalizado na equipe.

A Globo não pretende tomar atitudes contra profissionais envolvidos nas transmissões de TV aberta e SporTV. Encarou o assunto como um erro técnico e de equipe, e não individual. Até a noite desta segunda (20), a emissora lerá notas de desculpas para torcedores de Vasco e Cruzeiro pelo equívoco em seus programas e plataformas esportivas. 

Leia o comunicado da Globo sobre o erro em Vasco x Cruzeiro:

"Nós cometemos um erro hoje, na transmissão de Vasco x Cruzeiro ao não exibir ao vivo a imagem do árbitro anulando o segundo gol do Vasco, o que induziu os narradores e comentaristas da Globo, do SporTV e do Premiere a acharem que o gol estava valendo. Por conta da pandemia, narradores e comentaristas ainda não estão trabalhando nos estádios. Transmitem dos estúdios. Não houve erro do VAR nem do árbitro. Foi um erro exclusivamente nosso e, por isso, pedimos desculpas especialmente aos torcedores de Vasco e Cruzeiro".


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.